google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Saúde é tema de Campanha da Igreja Católica - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Saúde é tema de Campanha da Igreja Católica

Problemas no setor serão debatidos na Campanha da Fraternidade 2012

Foto: Laila Santana
 Dezenas de católicos estiveram reunidos ontem à tarde na paróquia de São Sebastião, localizada no bairro de Santo Amaro

Dezenas de católicos estiveram reunidos ontem à tarde na paróquia de São Sebastião, localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. O motivo do encontro foi para conferir o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como tema central a Fraternidade e a Saúde Pública. De acordo com o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, é de grande urgência e necessidade o debate e a reflexão da saúde pública no Brasil. "O Sistema Único de Saúde (SUS) deixa muito a desejar, pois os investimentos ainda são insuficientes, assim como o número de profissionais. Diante desta realidade precisamos provocar a discussão e se organizar para sugerir soluções concretas. Isso faz parte do processo de construção da cidadania", explicou.

O tema desta edição da Campanha da Fraternidade é inspirada no lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", baseada num versículo do livro do Eclesiástico. "Os temas da campanha são escolhidos com muita antecedência a partir de questões sociais urgentes", afirmou Saburido. "A igreja torna-se um porta voz para as necessidades mais básicas. É um grito profético chamando a atenção das pessoas", pontuou o professor universitário, Luis Moura.

O público também presenciou uma celebração eucarística marcando o início do período da Quaresma. "As cinzas são o símbolo de que nós não somos nada. Do pó viemos e para o pó voltaremos. Por isso, devemos viver intensamente", disse Saburido. A Campanha da Fraternidade é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964. Esta é a segunda vez que a saúde esta sendo abordada. A primeira vez aconteceu em 1981, durante o pontificado de João Paulo II, com o tema Saúde para todos.

A aposentada Gercina Lacerda aprovou o tema proposto pela campanha. "Nós estamos precisando muito melhorar a nossa saúde. Para marcar uma consulta esperamos quase seis meses. Os médicos, responsáveis pelas nossas vidas, estão ganhando pouco. É preciso mudar este cenário", disse. Para o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, a atenção à saúde precisa ser feita desde a prevenção."Iremos contribuir com as demandas da igreja com muito trabalho", declarou.

Após a missa, houve uma caminhada pelas ruas de Santo Amaro em direção ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Dom Fernando Saburido concedeu uma benção na capela do HUOC e descerrou uma placa comemorativa pelos 140 anos de nascimento do sanitarista paulista que dá nome a unidade de saúde. O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado, afirmou que era uma honra para a Universidade iniciar juntamente com a Arquidiocese a Campanha da Fraternidade. "Nós que somos uma instituição com cursos na área de saúde e temos três unidades hospitalares precisamos estar atentos com as demandas da sociedade", pontuou.

Nenhum comentário