google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rompimento com Lacerda faz PT lançar Patrus em BH - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Rompimento com Lacerda faz PT lançar Patrus em BH

Com o aval da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Executiva Nacional do PT indicou na tarde desta terça (03) o ex-ministro Patrus Ananias pra concorrer à prefeitura de Belo Horizonte. Em reunião nesta tarde, na sede do Diretório Nacional da sigla, em São Paulo, os petistas decidiram que o nome de Patrus deverá ser referendado por uma comissão formada pelo atual vice-prefeito Roberto Carvalho e pelo deputado federal Miguel Correa Júnior, que chegou a ser indicado pelo PT para ser vice na chapa de Márcio Lacerda (PSB) à reeleição.

Após a reunião, o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, disse que o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, chegou a pedir um tempo para reverter a decisão de Lacerda que, recentemente, rompeu acordo com o PT para a formação de uma coligação proporcional nessa eleição municipal, em favor do PSDB. "Não podemos ficar na expectativa do que eles vão fazer. O PT não é um partido subalterno", afirmou o dirigente petista.

No final do encontro desta terça, Falcão destacou que o acordo entre PT e PSB em Belo Horizonte foi "rasgado unilateralmente" por Lacerda e que o rompimento de acordo em política "é uma coisa gravíssima". Falcão elogiou a postura de Roberto Carvalho em buscar uma candidatura própria nas discussões internas. "Ele sempre defendeu a candidatura própria, argumentando que o prefeito Márcio Lacerda poderia, a qualquer momento, nos surpreender. Temos de reconhecer hoje que o Roberto Carvalho, neste aspecto, tinha razão."

Falcão disse que não vê nos rompimentos de aliança entre PT e PSB em outras capitais um indicativo de que o governador Eduardo Campos tenha intenções independentes do PT. "Não vejo nenhuma intenção do governador de precipitar a sucessão de 2014 agora. Até porque ele tem dito que estará com a companheira Dilma em 2014", disse Falcão, ressaltando que o rompimento do PT com o PSB é em Belo Horizonte e com o Márcio Lacerda.

A partir de quarta-feira, o PT pretende conversar com os partidos que compõem a base do governo da presidente Dilma Rousseff para a indicação de um vice na chapa petista em Belo Horizonte. Embora o PMDB já tenha candidato e o PDT esteja na coligação com os peemedebistas, os petistas acreditam que podem atrair esses partidos para a chapa de Patrus. "Assim como se criou um quadro novo a partir do rompimento do acordo com Lacerda, essa movimentação toda pode criar uma nova realidade em Belo Horizonte, que é o que estamos buscando", afirmou Falcão.

Oficialmente, o candidato do PT em Belo Horizonte é o atual vice-prefeito Roberto Carvalho, que nesta segunda fez o registro no TRE para garantir uma candidatura petista. Com o acerto desta terça, ele deverá abrir mão de sua candidatura em favor de Patrus. Na quarta-feira, Rui Falcão deve se reunir com Carvalho, em São Paulo, para definir os detalhes do ato solene da quinta-feira, prazo final para o registro das candidaturas na justiça eleitoral.

"Não tem mais volta, temos candidatura própria e estamos unidos para enfrentar a disputa em Belo Horizonte", avisou Correa Júnior. Com o rompimento, o PT de Belo Horizonte está deixando a administração municipal de Lacerda.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário