google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Eduardo Campos anuncia 100 kms de ciclovias no Grande Recife - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Eduardo Campos anuncia 100 kms de ciclovias no Grande Recife

 
Uma boa notícia para os ciclistas não só do Recife, mas de boa parte da Região Metropolitana. No fim da tarde desta terça-feira (07/8) o governador Eduardo Campos lançou um plano de incentivo ao uso de bicicletas. O PedalaPE, como define o Estado, é mais que um plano, trata-se de uma política estadual voltada para estimular e proteger aqueles que pedalam por opção ou por necessidade. O PedalaPE prevê investimentos no valor de R$ 22,4 milhões para implantação de 100 quilômetros de ciclovias, começando a ser colocando em prática a partir de dezembro, com a implantação de bicicletários em 25 terminais integrados de ônibus prontos ou que estão para ser concluídos.

A malha viária prevista será implantada nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo construídos pelo Estado, como é o caso do Norte-Sul (entre Igarassu e o Centro do Recife) e o Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe). Também ganhará ciclovias e ciclofaixas o corredor da BR-101, que o Estado tenta viabilizar em parceria com o governo federal. Não se sabe, pelo menos por enquanto, quais os trechos que recebrão ciclovias (quando há a segregação física para separar o tráfego de veículos das bicicletas) e os que terão apenas ciclofaixas (quando a separação é feita apenas por sinalização horizontal).

Outras novidades são a implantação de bicicletários nas Academias das Cidades prevista para dezembro de 2014, a criação de um plano diretor cicloviário para a RMR, com prazo para junho de 2013, e o incentivo fiscal para a instalação de fábricas de bicicletas no Estado, que começa de imediato. Os prazos do governo, como sempre, são elásticos e podem ficar ainda mais. Todo mundo sabe disso.  Mas de qualquer forma é um começo. Só o fato de o governador comandar uma coletiva para anunciar um plano para implantação e ampliação da malha cicloviária no Grande Recife demonstra um novo olhar sobre o tema. É um sinal de que as coisas estão mudando.

Do JC

Nenhum comentário