google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Junior Matuto vira e abre dez pontos - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Junior Matuto vira e abre dez pontos

O candidato a prefeito pelo PSB em Paulista, vereador Junior Matuto, protagonizou um crescimento extraordinário, em um período de menos de dois meses, e assumiu a liderança da disputa, com 43% das intenções de voto, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta. O prefeiturável subiu 15 pontos percentuais, desde o último levantamento publicado pela Fo­lha de Pernam­buco, no dia 27 de julho, quando obteve 28% das intenções de voto. O socialista passou o candidato do PT, deputado Sérgio Leite, que, na amostra anterior, tinha 37% e no atual levantamento caiu para 33%.
 

A pesquisa do Exatta aponta também para uma discreta queda dos candidatos com menores intenções de voto. O deputado Severino Ramos (PMN), por exemplo, saiu de um índice de 6%, na pesquisa de julho, para 5%. Já o prefeiturável do PRTB, Nena Cabral, passou de 3% na pesquisa anterior para 1% na nova consulta.

Ainda de acordo com o levantamento, 11% dos entrevistados afirmaram que votariam em brancou ou nulo, e 7% não souberam responder ou não opinaram. Os pesquisadores ouviram 400 pessoas, com idades a partir dos 16 anos, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro e tem uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

Pelo resultado da amostra, Paulista é mais um exemplo de polarização entre socialistas e petistas em disputas municipais. Leite, apesar de ter cinco mandatos de deputado estadual e estar concorrendo a prefeito pela terceira vez, foi ultrapassado por um vereador de primeiro mandato e que nunca enfrentou um pleito majoritário.

DETALHES
Ainda de acordo com o levantamento do Exatta, o candidato socialista ficou mais bem posicionado entre os eleitores mais jovens, com idades de 16 a 24 anos. Nesta faixa etária, Matuto registrou um índice de 49% das intenções de voto. Já Sérgio Leite obteve sua melhor pontuação entre os entrevistados com idades de 25 a 34 anos, onde atingiu 40% das respostas favoráveis. O candidato Severino Ramos também fi­cou melhor posicionado na faixa etária dos 16 aos 24 anos, com 8%. O melhor percentual do prefeiturável Nena Cabral foi 2% registrados tanto na faixa dos 16 aos 24 anos quanto entre os mais velhos, com mais de 60 anos.

Com relação ao grau de instrução, o melhor índice de Junior Matuto ficou por conta dos entrevistados com ensino superior (45%). O prefeiturável petista, por sua vez, registrou seu maior percentual entre os eleitores analfabetos ou que apenas sabem ler e escrever (36%). O candidato do PMN pontuou melhor também entre os consultados com nível superior (7%) e o postulante Nena Cabral registrou empate com 2% entre os entrevistados analfabetos e com ensino superior.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário