Segunda prévia do IGP-M mostra tendência de redução da inflação

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para reajuste de contratos de aluguel, registrou queda na taxa de inflação de 1,38% em agosto para 0,84% em setembro. O dado foi divulgado hoje (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O resultado foi influenciado pela redução dos subíndices de Preços ao Produtor Amplo e de Custo da Construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo diminuiu de 1,94% na segunda prévia de agosto para 1,11% na segunda apuração de setembro. O Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,36% para 0,14% no período.
Por outro lado, o subíndice de Preços ao Consumidor subiu de 0,26% em agosto para 0,37% em setembro, com destaque para a classe de despesas de transportes, que passou de uma deflação (queda de preços) de 0,37% no mês passado para uma inflação de 0,2% neste mês. O principal responsável por esse movimento foram os automóveis novos, cujos preços passaram de uma queda de 0,62% para um aumento de 0,72%.
A segunda prévia de setembro do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro.
Edição: Juliana Andrade
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.