google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Apagão deixa 100% das cidades pernambucanas sem energia - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Apagão deixa 100% das cidades pernambucanas sem energia

Falta de luz começou no final da noite da quinta-feira (25).
Chesf autorizou reestabelecimento a partir da 1h30 de sexta (26).


O apagão que atingiu todos os estados do Nordeste, além de parte do Pará, do Distrito Federal e do Tocantins, deixou 100% dos municípios pernambucanos sem energia, de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A falta de energia começou no final da noite da quinta-feira (25), por volta das 11h15. Em alguns locais, a luz só foi reestabelecida quatro horas depois.


De acordo com nota oficial divulgada pela Celpe, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) autorizou a recomposição gradativa das cargas a partir da 1h29 da sexta-feira (26) em Pernambuco. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, ainda não informou as causas do apagão.



No centro do Recife, as ruas ficaram vazias. O medo era inevitável para as pessoas que estavam nas paradas de ônibus esperando para voltar para casa. “Aqui já é perigoso, com esse apagão, a tendência é piorar”, falou o auxiliar de cozinha José Marcos, que esperava ônibus no Cais de Santa Rita.




Rua de Recife iluminada por faróis de carros e pela lua (Foto: Heudes Regis/JC Imagem/Estadão Conteúdo)Rua de Recife iluminada por faróis de carros e pela lua (Foto: Heudes Regis/JC Imagem/Estadão Conteúdo)


Por causa da falta de energia, alguns semáforos também ficaram apagados. Em cima de um viaduto na área central do Recife, dois carros acabaram colidindo. “Ela vinha apavorada da casa de uma amiga para chegar em casa, por medo do apagão. Quando subiu o viaduto, perdeu a direção do carro, bateu na lateral e quebrou a suspensão do carro”, explicou o comerciante Clóvis Silva, motorista de um dos carros envolvido no acidente.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Internacional do Guararapes, no Recife, funcionou normalmente. O terminal possui um sistema de de iluminação de emergência, que impediu o cancelamento e atraso de voos.
Brasil
O apagão atingiu os estados do Maranhão, Paraíba, Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.



O ONS confirmou a falta de energia na região a partir da 0h14 de sexta, porém, não sabe dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão.




Esta é a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Nenhum comentário