google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Brasil faz parceria com a Irlanda para concessão de bolsas no exterior - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Brasil faz parceria com a Irlanda para concessão de bolsas no exterior

A Irlanda é a mais nova parceira do programa Ciência sem Fronteiras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 9, acordos de cooperação internacional com o presidente da República daquele país, Michael Higgins. A previsão para os próximos anos é de concessão de 2 mil bolsas de estudos a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas.

“O Brasil tem todo interesse em se aproximar de um país como a Irlanda, que é referência em educação”, declarou o ministro Mercadante. “Esperamos, através do Ciência sem Fronteiras, estreitar relações e aproximar nossas universidades e população“, salientou.

As instituições irlandesas também firmaram convênios de cooperação acadêmica com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade de Brasília (UnB) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Em sua fala, o presidente da Irlanda congratulou o governo federal pela criação do Ciência sem Fronteiras e afirmou que nunca viu programas dessa escala. “Essa iniciativa é um plano incrível para aumentar a capacidade científica do Brasil. É uma oportunidade para dividirmos experiências educacionais”, destacou Higgins.

A solenidade, realizada no Ministério da Educação, também contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e do ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Irlanda, Joe Costello.

Ouça o ministro Mercadante

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário