google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dois embarques levam 41 estudantes para o Canadá nesta terça-feira (9) - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Dois embarques levam 41 estudantes para o Canadá nesta terça-feira (9)

Jovens fazem parte do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado

 

“Estou mais feliz do que alguém que ganhou na loteria”. As palavras são da aposentada Severina Francisca Soares, avó de Michel Martins, 16, aluno do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Timbaúba, na Mata Norte, e um dos 41 estudantes da rede estadual que embarcaram, em dois voos, na manhã desta terça-feira (9), para seis meses de intercâmbio no Canadá pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM).

Pelos próximos 180 dias, Michel troca Timbaúba pela pacata Duncan, na província de British Columbia, extremo oeste do Canadá – separada pelo Estreito da Geórgia da capital da província, Vancouver, onde o estudante desembarca já nesta quarta-feira (10). O jovem sabe que a agenda de grandes eventos internacionais o espera, quando retornar a Pernambuco. “Dominar uma segunda língua como o inglês vai ajudar muito, principalmente para a Copa do Mundo“, afirmou Michel.

Antes de se matricular no curso de inglês do PGM, o aluno Jessé Moura, 16, do 2º ano da EREM Jornalista Trajano Chacon, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, foi questionado por seu pai se gostaria de voltar à escola particular onde estudara até a 8ª série do fundamental. “Deixei claro que gostaria de ficar na escola pública, ainda mais com essa oportunidade de intercâmbio, sem nenhum gasto”, conta Jessé, que vai para Vancouver.
Para o pai, Américo Moura, o filho acertou na escolha. “Antes, nós não tínhamos uma imagem muito boa das escolas públicas. Hoje a situação mudou muito. Intercâmbio era coisa de rico”, afirma. Jessé é o segundo da família a embarcar para o intercâmbio do PGM. Sua prima, Marina Gomes, também estudante da Trajano Chacon, já está no Canadá.
Para o secretário de Educação, Anderson Gomes, a experiência dos que já estão no exterior tem ajudado bastante os que ainda vão viajar. “Eles estão em contato com o pessoal que já está fora, e isso tem dado muita segurança em relação a essa experiência”, avaliou o secretário.
Antes do embarque, o coordenador geral do PGM, Aurélio Molina, reuniu os intercambistas para reforçar as orientações. “Os primeiros dias vão ser difíceis, não se deixem abalar. Falem, participem, segurem essa oportunidade. O futuro está aberto para vocês”, disse Molina.

Fotos: Ademar Filho
 

Nenhum comentário