Header Ads

ad

II Geres mobilizada durante o Outubro Rosa

órgão reúne profissionais de saúde dos municípios para discutir o tema

A II Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Limoeiro, também está envolvida com as ações do Outubro Rosa, que busca conscientizar a população feminina com os cuidados necessários para evitar o câncer de mama e, no caso da doença, as formas de tratamento. Nesta quarta-feira (10/10), durante toda a manhã, haverá um seminário, na sede da Geres, para tratar do câncer de mama e do colo do útero. Quem ministra as palestras é a enfermeira e coordenadora de Planejamento do órgão, Gisele Spíndola. Para abrir as atividades, será servido um café da manhã para os convidados, profissionais de saúde e coordenadores de Atenção Primária dos municípios.
Na agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES,) para discussão do assunto, será realizado o “Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo de Útero” e a “SES/PE no Outubro Rosa”, no dia 26 de outubro de 9h às 13h no auditório da SES. Já o Hospital Barão de Lucena (HBL) haverá palestra de sensibilização, com música e participação de grupo de apoio e auto-ajuda, no dia 24 de outubro (veja mais dados AQUI).
CÂNCER DE MAMA – Segundo o MS, indica-se que toda mulher faça, periodicamente, o exame clínico das mamas com um profissional devidamente qualificado. Para mulheres entre 50 a 69 anos de idade (faixa etária de maior vulnerabilidade), a principal estratégia utilizada é a realização do exame clínico das mamas e a mamografia a cada dois anos. Só em 2010, foram mais de 600 casos de câncer de mama no Estado. De 2007 a 2010, foram capacitados 2.165 profissionais médicos e enfermeiros da Rede Básica do PSF de todo o Estado para detecção precoce do câncer de mama.

 

Postar um comentário