google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Pernambuco - Cultura conquista atenção da mídia nacional - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Pernambuco - Cultura conquista atenção da mídia nacional


Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalReportagens e séries que celebram o centenário de Luiz Gonzaga, veiculada pela Rede Globo de Televisão, desde o semestre passado, têm dado mais visibilidade à cultura pernambucana. Essa é a opinião do deputado Henrique Queiroz (PR), que, ontem, na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, parabenizou à emissora pelo “resgate histórico”. “Reverenciar as tradições nordestinas a partir do Velho Lua é registrar, nos Anais da história televisiva, o legado de um sertanejo que saiu do grotão árido do Sertão para ser destaque no País”, avaliou.

O parlamentar citou vários programas, a exemplo de Causo & Cantos, em que o apresentador, cantor e compositor Maciel Melo; e convidados contaram histórias curiosas sobre o forrozeiro e entoaram suas composições. “É uma forma de mostrar às novas gerações a grandeza do nordestino”, comentou.

Outra programação que mereceu destaque foi o Nordeste, Viver e Preservar, apresentado por Beatriz Castro e Francisco José. Em julho, os jornalistas estiveram no Sertão do Estado para mostrar a volta à natureza de uma ave imortalizada por Gonzagão, a asa branca. O programa também abordou a situação de outras aves que inspiraram o artista como a rolinha, o galo de campina e o assum preto.

Em setembro, a Globo estreou uma série no Fantástico em homenagem ao centenário do Rei do Baião. Os quatro episódios exibem cenas inéditas do Filme Gonzaga – De Pai para Filho, do diretor Breno Silveira, que tem estreia prevista, nos cinemas, para 26 de outubro. “O enredo trata da busca do cantor e compositor Gonzaguinha para entender quem foi o pai, Luiz Gonzaga, e sua trajetória” explicou Queiroz, acrescentando que vários artistas, entre eles, Elba Ramalho, Dominguinhos e Gilberto Gil, prestam depoimentos reveladores.

Ao longo do ano, a Assembleia Legislativa vem prestando várias homenagens ao artista. Em dezembro, mês de aniversário do centenário, a Casa realizará a Assembleia Itinerante, em Exu (Sertão), cidade natal de Gonzaga. O Parlamento também promoverá a entrega de cem medalhas comemorativas à data e o Concurso de Redação Luiz Gonzaga – 100 anos de vida e obra do Pernambucano do Século, direcionado aos alunos da rede estadual de ensino. O deputado ainda registrou o orgulho de ter um jingle de campanha assinado por Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário