google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Presidente do TSE faz balanço do primeiro turno das eleições - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Presidente do TSE faz balanço do primeiro turno das eleições

Ministra Cármen Lúcia em sessão do TSE
Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia

Ao final da sessão plenária desta terça-feira (9), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, reiterou que o primeiro turno das eleições transcorreu sem qualquer incidente. “Continuaremos trabalhando até o dia 30 para o segundo turno e, claro, para que se tenha a diplomação e a posse, se Deus quiser, em paz”, assegurou.
Ela informou que o número de recursos sobre registros de candidatura prontos para serem julgados pelo colegiado do TSE é muito pequeno. “Mesmo nos gabinetes, temos aproximadamente 2 mil (recursos), de um total de quase 8 mil (recursos) que chegaram”, registrou. Segundo a ministra, 1.300 processos ainda estão chegando ao TSE em razão de atraso devido, principalmente, à greve dos Correios.
“Daremos toda a prioridade para que tenhamos esse julgamento o quanto antes. Estamos fazendo todo o esforço”, garantiu a ministra Cármen Lúcia.
Números
A presidente do TSE informou que nesse primeiro turno das eleições compareceram às urnas 115.807.514 milhões de eleitores, o que corresponde a 84,59% do total de 138.544.348 de eleitores. A abstenção foi de 16,41%, o que corresponde a 22.736.804 eleitores.
Foram eleitos 5.518 prefeitos e 57.424 vereadores, sendo que o segundo turno será realizado em 50 municípios em 19 Estados da federação. Dos 50 municípios, 17 são capitais.
A presidente do TSE afirmou que o término da apuração ocorreu “de forma plena e sem nenhum problema” exatamente a 1h48 da manhã. “Este é o recorde que se tem no tribunal”, disse.
Até as 19h30, urnas de 20 Estados já haviam sido apuradas e, por volta das 20h30, a Justiça Eleitoral já havia totalizado 92% dos votos de todo o país. A demora na totalização entre 22h até a 1h48 da manhã se deveu a duas urnas do Acre que ficavam em local de difícil acesso.
Houve uma substituição de apenas 0,5% das mais de 400 mil urnas utilizadas no pleito. Segundo a ministra Cármen Lúcia, somente duas urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por urnas de lona. Um caso ocorreu em seção no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro-RJ, e outro, na zona rural do distrito de Arapari, localizado no município de Monte Alegre-PA.
Por fim, a presidente do TSE registrou que em todos os locais que tiveram o envio de tropas federais negado pelo Tribunal, o primeiro turno das eleições transcorreu normalmente. “Não aconteceu absolutamente nada. Monitorei durante todo o domingo, de 7h da manhã até a hora que saí (do Tribunal), portanto, por volta das 11h e tanto da noite.”
RR/LF

Nenhum comentário