google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cientistas criam biorrobô impresso para caçar toxinas no organismo - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Cientistas criam biorrobô impresso para caçar toxinas no organismo

Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, conseguiram criar um biorrobô através do uso de uma impressora 3D. Concebido com tecido vivo e gel industrial, ele foi projetado para combater toxinas no corpo humano.

Cientistas criam biorobô com gel e células de coração de rato (Foto: Reprodução)Cientistas criam biorrobô com gel e células de coração de rato (Foto: Reprodução)

Os cientistas procuraram um tipo de gel que fosse inerte a tecidos orgânicos e usaram células do coração de ratos para produzir o robô. O ambiente criado no gel fornece os insumos para que as células se desenvolvam em padrões predeterminados. A partir de um dado momento, elas começam a pulsar e isso faz com que o biorrobô se mova.

O uso dessa tecnologia ainda é totalmente especulativo. Contudo, de acordo com os desenvolvedores do projeto, um gel vivo, impresso tridimensionalmente, pode, no futuro, percorrer o corpo humano identificando e “perseguindo” toxinas. Com o amadurecimento da tecnologia, será possível criar um biorrobô que alcance pontos de concentração de toxinas e libere substâncias que combatam elementos tóxicos no organismo.
Entre os grandes desafios no caminho para a criação de tecnologias assim estão a criação de um biorrobô que possa, efetivamente, reagir com as toxinas. Além disso, o “protótipo” com gel e células de rato tem vida útil muito breve e move-se muito lentamente: apenas 0,00089 km/h, velocidade que é muito baixa para seguir o fluxo de substâncias no organismo.

Via Extreme Tech

Nenhum comentário