google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Inscrições para o Vestibular 2013 da UFPE começam nessa terça-feira (20) - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Inscrições para o Vestibular 2013 da UFPE começam nessa terça-feira (20)

No primeiro exame seletivo em que a UFPE adere ao sistema de cotas, são oferecidas 6.501 vagas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. O período de inscrições do Vestibular 2013 começa nessa terça-feira (20) e vai até 3 de dezembro, exclusivamente pelo site da Covest, onde também é disponibilizado o Manual do Candidato.
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 4 de dezembro. Os valores são de R$ 100,00 para qualquer curso e de R$ 110,00 apenas para os cursos de Música. O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai de 20 a 23 deste mês. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano. A 1ª etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, realizado nos dias 3 e 4 deste mês.
No Vestibular 2013, realizado pela Covest, são ofertados 96 cursos, sendo 81 no Campus Recife, seis no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Entre os cursos que oferecem o maior número de vagas estão Direito (Recife) – 250 vagas (sendo 212 para livre concorrência e 38 para cotas); Pedagogia (Recife) – 250 vagas (sendo 210 para livre concorrência e 40 para cotas); Ciências Contábeis (Recife) – 220 vagas (sendo 188 para livre concorrência e 32 para cotas); e Administração (Recife) – 200 vagas (sendo 168 para livre concorrência e 32 para cotas). 
A Universidade vai oferecer, para a primeira entrada de 2013, outras 55 vagas, em mais dois cursos, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Somados os dois processos seletivos, a UFPE disponibiliza 6.556 vagas em 98 cursos. Com isso, a Universidade tem 64 vagas a mais do que o total ofertado no Vestibular 2012. Vale destacar que não estão contabilizados os números do vestibular de meio de ano, tanto de 2012 quanto de 2013.
As oportunidades destinadas ao Sisu/MEC são para Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30. Este último curso integra o sistema nacional pela primeira vez. O detalhamento sobre a divisão destas vagas para livre concorrência e cotas será divulgado posteriormente. 
O grupo Engenharias CTG (Recife) tem 395 vagas, já incluídas as oportunidades para Engenharia de Controle e Automação (20 vagas) e Engenharia Naval (10). Este último curso foi oferecido anteriormente apenas no processo seletivo de meio de ano das Engenharias CTG. O Vestibular 2013 traz o novo curso de graduação em Saúde Coletiva, vinculado ao CAV, com 60 vagas. 
“O candidato deve ficar muito atento ao prazo de inscrições porque não haverá condições de estendê-lo em face ao cronograma apertado”, destaca o presidente da Covest, professor Armando Cavalcanti. Ele ainda ressalta que o estudante deve ler o Manual do Candidato atentamente para conhecer todas as normas da seleção, a exemplo da proibição do porte de aparelhos de comunicação nos dias de realização das provas. 
O Vestibular 2013 da UFPE traz novidades referentes aos cursos de Música. O Bacharelado terá a 1ª etapa composta pelo Enem (equivalente a 80% da nota) e por um teste de solfejo (20% da nota), de caráter classificatório e eliminatório. A 2ª etapa terá as provas específicas aplicadas pela Covest (80% da nota) e a prova de instrumento ou canto (20% da nota). Já a Licenciatura terá como 1ª etapa o Enem (80% da nota) e as provas de percepção musical, solfejo e habilidade instrumental ou canto (20% da nota). A 2ª etapa será composta apenas pelas provas específicas da Covest.
A 3ª etapa do vestibular é obrigatória apenas para os candidatos ao curso de Química/Bacharelado (Recife) – Grupo 09 e constará de um período de formação acadêmica com duas disciplinas introdutórias. A 3ª etapa para o Bacharelado em Matemática foi extinta e o curso passa a integrar o Grupo 03. 
O conteúdo programático do Vestibular 2013 também foi modificado, sendo retiradas as questões de resolução gráfica da prova de Geometria Gráfica aplicada na 2ª etapa para o Grupo 07. Para todos os cursos, está mantido o uso da redação do Enem na composição da nota da 2ª etapa. O resultado do processo seletivo da UFPE será divulgado até o dia 28 de fevereiro.
QUEM TEM DIREITO ÀS COTAS
Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. 
Em cada um dos grupos divididos de acordo com a renda, 62,4% das vagas foram selecionadas para pretos, pardos e indígenas, o que corresponde ao somatório do percentual de pessoas de cada contingente dos beneficiados no Estado de Pernambuco, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. O quadro de vagas indica o quantitativo destinado à livre concorrência e às cotas, detalhado por grupo, curso, entrada e turno.
Os candidatos cotistas deverão comprovar que atendiam a todos os requisitos para o benefício no ato da inscrição. Eles entregarão a autodeclaração de pertinência ao grupo de pretos, pardos e indígenas, acompanhada dos documentos de comprovação de renda, conforme estabelece a Portaria Normativa nº 18 de 2012, do Ministério da Educação.
A UFPE poderá realizar entrevistas ou visitas ao local de domicílio do candidato, bem como consultar informações socioeconômicas em cadastros públicos para a verificação das informações prestadas. O optante pelo sistema de cotas que não apresentar documentação comprobatória concorrerá às vagas submetidas à livre concorrência ou à cota na qual houve efetiva comprovação de enquadramento.
Os candidatos poderão conferir sua opção pelo sistema de cotas mediante consulta individualizada à relação provisória, que será disponibilizada no site da Covest. O acesso a essa informação será feito com uma senha personalizada, registrada no ato do preenchimento da ficha de inscrição. Qualquer correção quanto à opção pelo sistema de cotas poderá ser realizada no período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC).
A Covest divulgará a relação definitiva dos candidatos que optaram pelo sistema de cotas e eles serão convocados para apresentar documentos comprobatórios da sua condição, conforme edital que será divulgado no site da Comissão. Os estudantes devem ler com atenção, no Manual do Candidato, as exigências, prazos e documentos comprobatórios relativos ao sistema de cotas.
NOVO CURSO DO CAV 
O Bacharelado em Saúde Coletiva, novo curso do CAV, formará gestores em Saúde, em especial para atuar na Zona da Mata, região do Estado que apresenta os piores índices sociais. Terá duração de quatro anos, no horário noturno, com práticas e estágios em serviços diurnos. Há poucos cursos de graduação nesta área no País, havendo mais programas de pós-graduação, inclusive na UFPE, no Campus Recife.
MEDICINA NO AGRESTE
A seleção para o novo curso de graduação em Medicina do Centro Acadêmico do Agreste será realizada no vestibular de meio de ano (2013.2), mantendo o cronograma de início das aulas para o segundo semestre. Este processo seletivo também oferecerá vagas para o conjunto das Engenharias CTG e para o curso de Engenharia Civil do Agreste. 
>>  Confira a entrevista com o presidente da Covest, Armando Cavalcanti

Informações para os candidatos
(81) 3412.0808 / 3412.0800

Nenhum comentário