google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Metrô do Recife vai ganhar conforto, agilidade e, principalmente, segurança tecnológica - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Metrô do Recife vai ganhar conforto, agilidade e, principalmente, segurança tecnológica




Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
O metrô do Recife vai ser, a partir de fevereiro do próximo ano, de primeiro mundo. Essa é a promessa da CBTU/Metrorec com a chegada do primeiro de 15 trens que estão sendo comprados pelo governo federal para preparar o sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014, ao custo de R$ 196 milhões. Será um salto de qualidade. Passaremos, de fato, da água para um bom vinho. Nesta quarta-feira (07/11), a primeira composição foi apresentada à imprensa. Quando começarem a utilizá-la, os passageiros sentirão a diferença de imediato.



As principais são a  ligação entre os vagões, permitindo que os usuários se distribuam melhor nos carros, o ar-condicionado de fábrica (mais resistente às quebras), um circuito moderno de TV, comunicação direta com o operador (maquinista) para ser usada em necessidades, mais assentos para passageiros especiais, incluindo os obesos, espaço exclusivo de cadeirantes e a possibilidade de o usuário abrir a porta do trem pela qual pretende acessá-lo. Sob a ótica do avanço tecnológico, o novo metrô é ainda melhor. Tem capacidade de aceleração e frenagem, o que faz com que a viagem fique mais rápida, possui freio ABS, que regenera energia, ou seja, tem um dispositivo mecânico que, no momento da frenagem, joga a energia para a rede e a reutiliza.


As composições estão sendo fabricadas pela empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), que está presente em 27 países, operando metrôs como os de Washington e Houston (EUA), Hong Kong (Japão), Roma (Itália) e Santiago (Chile). No Brasil, possui trens nos sistemas de São Paulo (CPTM e metrô de São Paulo) e do Rio de Janeiro.  A previsão é de que os outros 14 novos trens cheguem gradativamente ao Recife até novembro de 2013, quando toda a frota se integrará as 25 composições em operação nas Linhas Centro e Sul do metrô. Os primeiros carros serão lançados na operação da Linha Sul, ramal que liga o Centro do Recife a Jaboatão dos Guararapes margeando a Zona Sul pelo Leste. A segunda composição deverá se entregue em janeiro e, a partir de março, serão dois trens por mês.
Confira as imagens do novo metrô por dentro e um vídeo com o gerente regional do metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho:

(Imagens: Bobby Fabisak)
(Imagens: Roberta Soares)

Do NE10

Nenhum comentário