google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Porto Digital e PCR assinam projeto de mobilidade urbana - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Porto Digital e PCR assinam projeto de mobilidade urbana

O Porto Digital e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) assinaram na manhã desta quarta-feira (28.11) um convênio que prevê a implantação de 10 estações de empréstimos de bicicletas no Bairro do Recife, Santo Amaro e Santo Antônio. A iniciativa faz parte do Porto Leve, projeto de mobilidade urbana do Porto Digital. O ato aconteceu na PCR e contou com a presença do prefeito João da Costa, do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, entre outros representantes de instituições envolvidas na iniciativa. A proposta é que em 30 dias as bikes já estejam nas ruas.

Ao todo, 100 bikes estarão disponíveis após a inauguração do projeto. “Este projeto, no nosso entendimento, é uma contribuição que o Porto Digital dá para a cidade do Recife. A utilização de bicicletas vem se revelando não apenas como uma alternativa de transporte, mas sim pelo efeito simbólico de alternativa sustentável que ela representa”, ressaltou Francisco Saboya.

O objetivo do Porto Leve é permitir que a população possa realizar deslocamentos dentro dos bairros a partir de uma solução de base tecnológica. A logística de uso é a mesma já aplicada nos projetos RioBike e Bike Sampa, com o uso da solução desenvolvida pela empresa Serttel, embarcada no Porto Digital. Para o ciclista destravar o veículo, ele precisa ser assinante do serviço, que custa R$ 10 mensais. Para quem não tiver smartphone, bastará ligar para um número de telefone gratuito.

“O Porto Digital é um cluster urbano que carrega as características de uma cidade e, portanto, funciona como uma espécie de laboratório de experiências urbanas. E assim nós nos vemos nesse projeto”, concluiu Saboya. Serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão para a implantação das estações e bicicletas.

A bicicleta poderá ser utilizada durante 30 minutos, devendo o usuário devolvê-la na estação mais próxima após este período. Depois de 15 minutos ele poderá destravar novamente a bicicleta e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. A expectativa é que em dois anos o projeto atinja uma marca de 2 mil usuários.

As estações serão instaladas no Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife), Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R), Praça do Arsenal (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Capital Lima e Rua Bione.

Nenhum comentário