google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Norte-americanos criam ônibus elétrico que é recarregado a cada parada - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Norte-americanos criam ônibus elétrico que é recarregado a cada parada

Pesquisadores da Universidade de Utah, dos Estados Unidos, criaram o Aggie Bus, 
um ônibus capaz de receber cargas elétricas sem precisar ser abastecido

O Aggie Bus recebe uma carga de indução magnética
Foto: Divulgação

O eficiente sistema de carga por indução magnética carrega o veículo enquanto ele está estacionado.
Através desse sistema, o Aggie Bus pode ser recarregado sempre que o motorista parar nos pontos de ônibus para deixar e receber novos passageiros e, desta forma, permite que ele continue a circular pela cidade. Como os ônibus têm rotas predeterminadas, o projeto desenvolvido pelos pesquisadores americanos tem tudo para dar certo.
O veículo vem com pequenas baterias instaladas e o sistema de recarregamento conta com uma plataforma e um transformador elétrico. Quando o ônibus estaciona entre a plataforma e o transformador, a corrente começa a fluir e as baterias do veículo são carregadas.
Estacionar um ônibus em uma pequena área delimitada não é tarefa fácil, por isso a ideia é que ele consiga carregá-lo mesmo quando o condutor não parar o veículo exatamente na plataforma. O sistema foi desenvolvido para considerar uma margem de erro de até 15 centímetros. Os criadores garantem que apenas 10% da eficiência da transmissão será afetada, permitindo que veículo receba uma carga de 25 kW.
Como o produto final deu certo, os pesquisadores decidiram criar a WAVE, montadora dos ônibus de carga por indução magnética. Por enquanto, o veículo circula apenas nas imediações do campus, mas novos exemplares do Aggie Bus estão sendo fabricados.  A WAVE foi contratada pelo governo de Utah para produzir um ônibus mais potente, capaz de receber até 50 kW de carga em cada parada. A previsão é de que os ônibus de carga por indução magnética comecem a ser comercializados a partir do ano que vem.  

Com informações do DailyTech.

Nenhum comentário