google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Região do Moxotó comemora a recuperação de açude - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Região do Moxotó comemora a recuperação de açude

sertaoO ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, anunciou nesta manhã (13), duas ações importantes para Ibimirim e região do Moxotó – a reforma e recuperação do Açude Poço da Cruz e a revitalização do Perímetro Irrigado do Moxotó. Em seguida, na Escola Estadual Pedro Bezerra de Melo, o ministro Fernando Bezerra, o secretário Ranilson Ramos e o diretor do Denocs, Emerson Fernandes, assinaram Ordem de Serviço (OS), no valor de R$ 7,6 milhões, para a realização das obras.

Com a recuperação do reservatório, a parede da barragem principal vai aumentar em 2,5 metros e a parede da barragem auxiliar em 1,5 metros. Atualmente, o açude Poço da Cruz tem capacidade para armazenar 500 milhões de metros cúbicos de água. A proposta é garantir o melhor aproveitamento da água quando o açude for receber as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. No estudo para a revitalização do perímetro, ainda está sendo avaliada a mudança do atual sistema de irrigação que funciona por meio de inundação para os sistemas por gotejamento ou aspersão, dependendo da cultura.

Na ocasião, o secretário Ranilson Ramos também se prontificou, para paralelamente às obras, prospectar recursos para fortalecer a integração lavoura/pecuária na região. No perímetro, a área irrigável é de 8,5 mil hectares. A proposta foi aprovada, de imediato, pelo ministro Fernando Bezerra.

Nenhum comentário