google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Com doença 'esquecida', pernambucano fica 20 anos sem tratamento - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Com doença 'esquecida', pernambucano fica 20 anos sem tratamento

Aos 44 anos, um ambulante pernambucano passou metade da vida sem buscar tratamento médico porque desconhecia a filariose, doença parasitária que, no Brasil, só é considerada endêmica em algumas áreas da região metropolitana de Recife.
Assim como a filariose, outras doenças como tracoma, hanseníase, esquistossomose, leishmaniose, doença de Chagas e geohelmintíases estão esquecidas, mas ainda fazem vítimas no país. Elas são classificadas pelo Ministério da Saúde como doenças negligenciadas ou, ainda, doenças transmissíveis relacionadas com a pobreza.
O ambulante pernambucano, que pediu para ser identificado apenas como João, achava que as dores e o inchaço progressivo de uma das pernas, consequências da infecção, eram problemas "de circulação".
"Eu tomava remédio por conta própria", disse. "Era menino novo e só pensava em sair, beber e ir à praia", afirmou. "Quando sentia dor, tomava logo um analgésico."
Segundo ele, amigos ainda o alertaram para a possibilidade de ele ter contraído filariose, mas João só decidiu procurar um médico por insistência da mulher.
"Ela me levou duas vezes para o posto de saúde", disse. "Na primeira vez, eu não me liguei e tomei umas em cima do remédio. O tratamento foi-se embora", declarou.
Com a perna cada vez mais inchada, João voltou ao posto uma semana antes do Natal. E disse que agora "é para valer". "Eu ainda sou um cabra novo para ficar assim", afirmou. "Quero me tratar e fazer uma cirurgia na perna."
CASOS REGISTRADOS
O Programa Sanar, de enfrentamento das doenças negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde, registrou 304 casos de filariose no Estado nos últimos cinco anos, sem ocorrência de mortes.
O número de infectados, entretanto, vem caindo ano a ano, e a previsão da secretaria é que a doença esteja controlada a partir de 2015.
Em 2008, foram constatados 177 casos, o equivalente a 0,11% do total de pessoas examinadas. Este ano, só foram confirmados cinco casos, em 140 mil exames.
Segundo o coordenador do programa, José Alexandre Menezes, para que a doença seja considerada sob controle é preciso também reduzir a presença do vetor.
Transmitida pela picada do pernilongo comum infectado, a filariose está restrita a algumas áreas de Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco.
A doença pode levar anos para se manifestar. Além do inchaço nas pernas, nos testículos ou nas mamas --no caso das mulheres--, os pacientes podem sofrer ainda com infecções na pele.Com informações da FolhaSP

Nenhum comentário