Consumo de energia elétrica em dezembro fica abaixo da média do ano - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

ÚLTIMAS DO PORTAL

test banner

Post Top Ad

.

28 de janeiro de 2013

Consumo de energia elétrica em dezembro fica abaixo da média do ano

Nielmar de Oliveira Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O consumo de energia elétrica no país em dezembro teve expansão de 2,7%, comparativamente a novembro do ano passado, totalizando uma demanda de 37.700 gigawatts-hora (GWh). Os dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica foram divulgados hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), juntamente com os números do fechamento do ano de 2012, que apontam para um crescimento acumulado de 3,5%, totalizando 448.293 GWh.

A exemplo do que ocorreu ao longo do ano, a expansão do consumo em dezembro ocorreu principalmente nas classes residencial (6,9%) e comercial (9,2%),  explicada por razões conjunturais, como a temperatura elevada no último mês do ano, e estruturais, como a expansão na área de serviços. Na indústria, a expansão em dezembro foi menos 3,2%, resultado pior do que o acumulado ao longo do ano, que ficou estagnado.
Segundo os dados divulgados pela EPE, foi expressivo o aumento do consumo residencial nas residências paranaenses (14,4%) e catarinenses (14,8%). Também se destaca a evolução do consumo em São Paulo (5,5%) e Rio de Janeiro (6,4%), os dois maiores mercados do país.
“Essa performance encontra correspondência com as condições climáticas observadas no mês, em particular no Sudeste - área que concentra mais da metade do consumo residencial do país – onde as temperaturas máximas em dezembro estiveram, em diversas locais, até 5ºC [graus Celsius] acima da média histórica do período, influindo decisivamente na expansão do consumo no mês”, informou a EPE.
Postar um comentário

Post Top Ad

test banner