Ads Top


Exposição de bonecos gigantes antecipa carnaval em Olinda

Mesmo na contagem regressiva para o Carnaval, o artista plástico Silvio Botelho arrumou um espaço na agenda para expor seus bonecos gigantes na galeria Estação Quatro Cantos, no Sítio Histórico de Olinda.

bonecos_de_olinda
Foto: Passarinho/PMO
A exposição "A Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda" segue até 1º de fevereiro de 2013. Além da exposição dos bonecos gigantes, no primeiro andar da galeria, está programada também uma mostra de vídeo, mostrando a história de Silvio e da tradição dos bonecos na folia de Olinda.

A proprietária da Estação Quatro Cantos, Ticiane Didier, conta que, após alguns convites dela para que o artista expusesse os bonecos na galeria, conseguiu a aprovação de Silvio.

"Eu não acreditei quando ele aceitou o convite, tantos depois de eu ter pedido", disse Ticiane. Ela explica que somente um boneco está na frente da galeria por causa da decoração de Natal. "A gente não quis colocar na frente para não chocar com o Natal, mas assim que a data passar, mais bonecos enfeitarão a galeria", enfatiza.

o local estão cerca de 20 bonecos gigantes, entre eles Zé do Rádio, Maestro Forró, Alcymar Monteiro e os ilustres Menino e Menina da Tarde. Silvio estava há muito tempo sem condições de expor sua obra, devido a problemas em sua casa e local de trabalho.

"Minha casa sofreu com um incêndio, perdi bonecos, foi uma loucura. Eu me vi sem nada, foi um tsunami", contou. Mas o artista conseguiu se reerguer e, agora, vem numa maratona de trabalho para conseguir restaurar os bonecos e colocá-los na rua no Carnaval. "Trabalho de domingo a domingo. Meu problema é a mão de obra, que está pouca. Só tenho quatro pessoas comigo no ateliê."

Silvio Botelho explica que tem focado seu tempo no trabalho de restauração dos bonecos. "A chuva estragou muita coisa. É mais fácil fazer um novo boneco do que restaurar um que já existe", confessa. Mas a labuta intensa é recompensada quando a folia chega. "Carnaval é amor, é dedicação, são mais de 900 bonecos feitos há mais de 39 anos", relembra o artista plástico.

Serviço:

"Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda", de Silvio Botelho
Até 1º de fevereiro de 2013, no Estação Quatro Cantos Galeria & Café
Rua Prudente de Moraes, 440 - Olinda (em frente à Pousada Quatro Cantos)
Visitação: segundas, das 10h às 18h; terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: R$ 5
Mais informações: 3429.7575

Fonte: G1 PE
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.