google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Recife - Maguari pretende instituir Hospital Veterinário Municipal - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Recife - Maguari pretende instituir Hospital Veterinário Municipal

Instituir o Serviço de Hospital Veterinário Público Municipal para Cães e Gatos é o objetivo do Projeto de Lei 77/2012, de autoria do vereador Maguari (PSB), que está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Higiene, Saúde e Bem Estar Social e Finanças e Orçamento. Segundo o projeto, o Poder Público poderá celebrar convênios com as instituições ou empresas públicas e privadas e tem como finalidade garantir o atendimento veterinário e demais procedimentos para cães e gatos.

Segundo Maguari, o número de animais presentes nas residências do recifenses vem crescendo e a assistência à saúde é de grande importância, especificamente para os donos de animais que  não têm condições financeiras. “É crescente a presença de cães e gatos em estreita convivência com famílias humanas, na cidade de Recife e outras grandes metrópoles. Uma convivência benéfica inclusive do ponto de vista psicológico, mas que precisa ser também absolutamente saudável em relação à saúde física dos animais e humanos. Mas, um grande número de famílias não vem conseguindo prestar a devida assistência veterinária para seus animais, que sofrem e até vão a óbito, abalando a família emocionalmente e até mesmo produzindo agravos para a saúde dos humanos. E existe o drama dos que presenciam o sofrimento de seus cães ou gatos doentes, que necessitam de diagnósticos, medicamentos ou cirurgias, e dependendo da sua condição financeira não tem como propiciar um tratamento que cure ou minimize este sofrimento”, disse.
O parlamentar ainda alertou sobre as possíveis  doenças transmitidas pelos animais e sobre a necessidade da implantação do hospital. “Sarna sarcópica, micoses e verminoses são as mais comuns, atingindo principalmente as crianças. Além destas, infecções bacterianas diversas viroses como a raiva e hematozoários acometem humanos de qualquer idade. Os surtos epidêmicos zoonóticos mais recentes se referem à leishmaniose, protozoários que pode ser transmitido pelo cão e a esporotricose, doença causada por um fungo e transmitida pela arranhadura do gato. Então, é evidente a urgência de instalarmos um serviço de hospital veterinário público para cães e gatos na cidade de Recife, que já ostenta marcas de pioneirismo em políticas públicas voltadas para o social, com positivos reflexos para a saúde humana”, finalizou.

Fonte: Agencia Camara do Recife

Nenhum comentário