google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Pronatec na Empresa capacita profissionais do turismo - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Pronatec na Empresa capacita profissionais do turismo

O garçom Thiago Maurício está fazendo o curso de inglês básico 
através do Pronatec na Empresa
foto da noticiaA Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur),  em parceria com o Ministério de Turismo está realizando no Estado o programa Pronatec na Empresa. O Projeto busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da escolaridade dos participantes, sendo assim, um forte instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional. Participam do projeto os 12 estados-sede escolhidos para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Com cursos gratuitos de inglês, espanhol e libras básicos, além de especializações para bartenders, garçons, auxiliares de cozinha, agentes de viagens, camareiras e outras categorias, as aulas acontecem nos próprios locais de trabalho, com freqüências e horários que podem ser ajustados de acordo com a necessidade do participante. Os cursos do Pronatec na Empresa têm uma carga horária mínima de 160 horas e ainda oferecem uma assistência financeira ao estudante, que receberá o valor de R$2 por hora/aula.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma grande oportunidade para as empresas e profissionais do Estado. “Com o Pronatec na Empresa, as corporações terão a oportunidade de aprimorar o serviço oferecido ao turista que visita seu estabelecimento. Já o profissional recebe a oportunidade de se qualificar, crescer profissionalmente, ganhando um diferencial de outros que também estão no mercado. Esta é um momento único para aqueles que desejam fazer a diferença durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil”, afirmou.
O garçom Thiago Maurício esta participando do curso de inglês básico que já esta acontecendo no Mar Hotel. Para ele, o Pronatec na Empresa surgiu como uma grande oportunidade de aprimorar seu trabalho, de manter contato com os turistas. “Esta é uma grande iniciativa, principalmente para aqueles que não têm a oportunidade de pagar por um curso de idiomas para se qualificar. As aulas acontecem em nosso próprio local de trabalho, facilitando ainda mais para nós. Hoje, após as primeiras aulas de inglês já consigo ter uma comunicação básica com os turistas. Aprendemos como desejar um bom dia, pedir licença, saber se eles estão bem, é um grande passo para nossa profissão”, concluiu.

Em Pernambuco, cerca de 250 pessoas já estão inscritas no projeto. Empresas do ramo hoteleiro como o Pontes Hotéis, Mar Hotel, Pousada São Francisco e o Hotel Costeiro têm seus profissionais participando do curso de inglês básico. Já os trabalhadores da área alimentícia, de restaurantes como o Galletus, a Pizzaria Atlântico e o Restaurante Villa se dividem entre os cursos de línguas e auxiliar de cozinha. Profissionais da Caixa Cultural também participam da especialização.
As inscrições só podem ser feitas pelas empresas interessadas, no site oficial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): http://pronateccopa.turismo.gov.br

Confira os cursos do Pronatec na Empresa:

EIXO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA
Agente de limpeza urbana
Atendente de nutrição
Bombeiro Civil

EIXO APOIO EDUCACIONAL
Contador de histórias
Espanhol aplicado a serviços turísticos – básico
Espanhol básico
Francês básico
Inglês aplicado a serviços turísticos – básico
Inglês básico
Inglês intermediário
Libras básico
Recreador

EIXO GESTÃO E NEGÓCIOS
Auxiliar administrativo
Auxiliar de faturamento
Auxiliar de pessoal
Auxiliar de recursos humanos
Mensageiro

EIXO HOSPITALIDADE E LAZER
Agente de informações turísticas
Agente de viagens
Atendente de lanchonete
Auxiliar de agenciamento de viagens
Auxiliar de confeitaria
Auxiliar de cozinha
Bartender
Camareira em meios de hospedagem
Churrasqueiro
Condutor de turismo de aventura
Copeiro
Garçom básico
Masseiro
Mensageiro em meio de hospedagem
Mestre de cerimônias
Monitor ambiental
Monitor de recreação
Organizador de eventos
Padeiro
Padeiro e confeiteiro
Pizzaiolo
Recepcionista
Recepcionista de eventos
Recepcionista em meios de hospedagem
Salgadeiro
Sommelier
Sushiman

EIXO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Instalador de rede de tv a cabo e via satélite
Instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia
Programador web

EIXO PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
Confeiteiro
Operador industrial de alimentos

EIXO PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN
Operador de áudio
Operador de câmera
Produtor cultural

Nenhum comentário