Cristovam: ‘Não vejo diferença entre propostas do PT e do PSDB’ - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

ÚLTIMAS DO PORTAL

test banner

Post Top Ad

20 de fevereiro de 2013

Cristovam: ‘Não vejo diferença entre propostas do PT e do PSDB’

Comentando discursos de colegas nesta quarta-feira (20), por ocasião dos 33 anos de fundação do PT e dez anos no comando do governo federal, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que não vê muita diferença entre o partido e o PSDB.
Segundo Cristovam, embora existam diferenças de estilos e de prioridades entre PT e PSDB, não há uma diferença de conceito sobre o país. Em sua análise, os quatro últimos governos – Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma – compartilham quatro pilares: democracia, estabilidade monetária, transferência de renda e crescimento econômico.
O problema, observou o senador, é que esses pilares estão “enferrujados”. Cristovam apontou ameaças à democracia, como a questão do financiamento de campanha e o “caos partidário”, e à estabilidade monetária, como a volta da inflação.
Em relação aos programas de transferência de renda, Cristovam criticou a inexistência de uma porta de saída, citando como exemplo o Bolsa-Escola, levado em nível nacional no governo Fernando Henrique.
- Nós temos uma segunda geração beneficiada pelo programa Bolsa-Escola, o que representa um fracasso do programa, embora um bom gesto do ponto de vista de generosidade. As estatísticas comemoram o aumento das famílias que recebem o auxílio do Bolsa-Escola, mas precisamos ter um dia em que o governo comemore a possibilidade de reduzir o número de famílias que precisam do auxílio – argumentou.
O parlamentar apontou ainda a adoção, pelos últimos quatro governos, de um mesmo modelo econômico, baseado em commodities, na indústria metal-mecânica, na depredação do meio ambiente e na concentração dos lucros. Ele afirmou que esse modelo não propicia distribuição de renda, o que seria comprovado pela necessidade de manutenção dos programas sociais.
Cristovam cobrou dos dois partidos a apresentação de propostas para lidar com as questões levantadas.
- Lamento que a gente não tenha tido o debate, porque eu estava muito curioso, de saber qual é a diferença, hoje, de proposta para o futuro do Brasil entre o PSDB e o PT... – disse o senador, sugerindo a busca de uma forma regimental de realizar um amplo debate sobre o tema no Plenário.
Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apoiou a sugestão de Cristovam e afirmou que, assim como o colega, vê mais semelhanças do que diferenças nos programas executados pelo PT e pelo PSDB.
Agência Senado
Postar um comentário

Post Top Ad

test banner