google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Entenda o mecanismo por trás da nova ferramenta de busca do Facebook - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Entenda o mecanismo por trás da nova ferramenta de busca do Facebook

Facebook
graph search
O Facebook explicou como funciona seu novo mecanismo de pesquisa, o Graph Search, que encontra pessoas criando relações mais detalhadas sobre cada uma delas. O Unicorn, software que faz o motor funcionar, começa dando a tudo e a todos uma numeração.

Num exemplo fictício citado pelo GigaOM, um sujeito chamado David é representado pelo número 10003 (chamado de fbid); Nova York, lugar onde ele mora, é 111; e "Downton Abbey", um programa de TV que ele gosta, é 222.

A partir dessas informações é que se criam relações. Os amigos de David, por exemplo, são vistos pelo Unicorn como termo de pesquisa "friend:10003"; pessoas que moram em NY se tornam "lives-in:111" e as pessoas que curtiram Downton Abbey são "like:222". Colocados juntos, esses termos encontram amigos de David que moram em NY e gostam do mesmo programa que ele.

A sequência de pesquisa é o que cria a ordem de importância nos resultados. Tudo isso deve funcionar de forma automatizada em breve - é uma das poucas melhorias que ainda estão sendo trabalhadas pelo engenheiros do Facebook.

O número de "likes" sobe a uma taxa superior a 2,7 bilhões por dia, segundo a rede social. Isso significa que a quantidade de fbids crescerá também, então as sequências de pesquisa ficarão mais longas, o que deve tornar desafiadora a ideia de trazer resultados em poucos segundos.
 
Fonte: Olha Digital

Nenhum comentário