google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Brasil Voluntário: treinamento presencial começa neste sábado (27) - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Brasil Voluntário: treinamento presencial começa neste sábado (27)

O treinamento presencial do programa Brasil Voluntário, coordenado pelo Ministério do Esporte, começa no próximo sábado (27.04), e ocorrerá simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. No total, 7 mil pessoas foram selecionadas para a segunda etapa de capacitação, depois de passarem pelo treinamento virtual, finalizado no último dia 19. As atividades serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo conteúdo didático. Após a capacitação, os voluntários terão o papel de auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas seis sedes da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho.

O treinamento presencial será feito durante três finais de semana – 27 e 28 de abril, 4 e 5 de maio, e 18 e 19 de maio. Os candidatos serão divididos em três turmas de acordo com os horários: sábados à tarde (13h às 18h), domingos pela manhã (08h às 13h) ou domingos à tarde (14h às 19h). Professores da UnB das áreas de Turismo, Psicologia, Educação Física e Artes ministrarão o curso presencial em parceria com docentes das universidades federais localizadas nas cidades-sede.

Durante o curso presencial, os candidatos terão oportunidade de realizar atividades de integração e participar de oficinas e aulas relacionadas aos seguintes temas:

Hospitalidade e Acolhimento – Significado e a importância de disponibilidade, pró-atividade e comprometimento dos voluntários.

História e Cultura das Cidades-sede – Integração e conhecimento dos atrativos turísticos e culturais da cidade-sede e impacto socioeconômico dos eventos esportivos no Brasil.

Segurança e Primeiros Socorros – Aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros com procedimentos básicos de primeiros socorros, combate a incêndios e controle de pânico e oficinas práticas de manuseio de aparelhos extintores de incêndios.

No dia 11 de maio, os candidatos poderão fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC® (Test of English for International Communication). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC® é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma.

Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem.
Veja os locais de realização do treinamento por cidade-sede:
Belo Horizonte
Faculdade de Direito da UFMG – Avenida João Pinheiro, 100, Centro

Brasília

Universidade de Brasília (UnB): prédio da Faculdade de Tecnologia (FT), Campus da UnB - Asa Norte

Fortaleza
Assembléia Legislativa do Estado do Ceará Barbosa de Freitas - Prédio da UNIPARCE - Universidade do Parlamento do Ceará.

Recife
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Auditório Central e do Centro de Aulas CEGOE.

Rio de Janeiro
Universidade do Rio de Janeiro, Prédio do CCMN, Campus do Fundão, Cidade Universitária.

Salvador
Universidade Federal da Bahia, Pavilhão de Aulas da Federação 5, Campus Universitário de Ondina.

Fonte: Brasil Voluntário

Nenhum comentário