google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 STQE lança espaços multifuncionais da Economia solidária e banco comunitário do Estado - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

STQE lança espaços multifuncionais da Economia solidária e banco comunitário do Estado



O Projeto Integra de Economia Solidária é um Projeto da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE), que visa o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários nos territórios pernambucanos de Santo Amaro e na Zona da Mata Norte. 

As duas áreas beneficiadas recebem Espaços Multifuncionais, que visa o estímulo à comercialização de produtos nas áreas de artesanato e agroecologia, no exemplo da cidade de Lagoa de Itaenga, inaugurado na última quinta-feira (16), e artesanato e alimentação, no bairro de Santo Amaro, que será inaugurado nesta quinta-feira (23), às 10h. Ao todo serão atendidos 50 empreendimentos, totalizando mil famílias envolvidas inicialmente no Projeto.    

Dentro das atividades planejadas para os espaços está um conjunto de ações e políticas públicas, incluindo cursos de formação continuada na área financeira, administrativa e empreendedora, oficinas, reuniões e finalmente, investimento em finanças solidárias, com a criação do primeiro banco comunitário e desenvolvimento de fundo solidário de Pernambuco. 

A criação do primeiro banco comunitário do Estado, nos moldes do banco Palmas, de Fortaleza, já é uma ação reconhecida no banco central como uma moeda circulante. A moeda denominada Salinas circulará no bairro de Santo Amaro, no sistema de troca com equivalência de valor. O exemplo é que uma moeda salinas valerá uma moeda real.

Os benefícios com a criação de uma moeda local são diversos. O maior de todos é facilitar o acesso da população de baixa renda ao mundo bancário, já que o banco social se fixará na própria comunidade. Dentro dos serviços ofertados pelo banco está o acesso ao crédito, recebimento de serviços dos correios, recebimento de contas energia ou água, funcionando inclusive, aos finais de semana. É importante alertar que além de todos os benefícios, a moeda local traz consigo a queda no número de assaltos, já que a mesma não poderá circular em nenhum outro local.   

Serviço:

Local: Espaço Cultural Santo Amaro
Endereço: Av. Agamenon Magalhães, 1286 - Santo Amaro - Recife/PE
Dia 23 de Maio - 10h as 12h.

Nenhum comentário