google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Junior Matuto vistoria obras de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Junior Matuto vistoria obras de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, vistoriou nesta quarta-feira (25.09) as obras de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Tiago Magalhães, e de Meio Ambiente, Fábio Barros, o gestor inspecionou os 200 metros do trecho da orla já protegido pelo Bagwall – que deve contemplar dois quilômetros de extensão de faixa litorânea. A técnica, pioneira em Pernambuco, assemelha-se a uma arquibancada, propiciando a dissipação da força das ondas e evitando a erosão marinha. A intervenção que está sendo executada no município já obteve êxito em outras praias do Nordeste, a exemplo da Ilha de Crôa, em Barra de Santo Antônio – AL, e praia do Icaraí, em Caucaia – CE.


Atualmente, a construção do bagwall está a menos de 50 metros do Forte de Pau Amarelo, um dos principais patrimônios culturais do município. Com a obra, a atual gestão vai proteger a área degradada pela força da natureza e devolver o trecho aos banhistas e turistas. A iniciativa é fruto de parceria entre o município do Paulista e o Ministério da Integração Nacional. O custo total da construção do bagwall está estimado em 14,3 milhões de reais.

Paralelamente a execução do projeto, um planejamento integrado já está em curso para organizar os estabelecimentos comerciais na área, que terá um formato padrão. O trabalho será coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Fotos: Ilana Costa

Nenhum comentário