google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PCR vai reconstruir Torre Cinética e instalar bustos de Gregório Bezerra e Padre Antônio - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

PCR vai reconstruir Torre Cinética e instalar bustos de Gregório Bezerra e Padre Antônio


Foto: Andréa Rêgo Barros
A Prefeitura do Recife vai reconstruir a Torre de Iluminação Cinética na Praça da Torre e instalar bustos em homenagem a Gregório Bezerra e ao Padre Antônio Henrique Pereira Neto. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quinta-feira (10), após audiência com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. As ações, solicitadas pelo colegiado, farão parte da contribuição da PCR para a preservação do legado das vítimas da Ditadura Militar.

        
Geraldo Julio tomou a decisão de atender os pedidos para que as próximas gerações de recifenses tenham acesso à história da cidade. "Recebemos aqui solicitações importantes. A minha geração recebeu um Estado democrático, por causa da luta de muita gente que entregou vidas em favor da democracia que temos hoje. Por isso, nós precisamos ter a responsabilidade de preservar essa história, e, sobretudo, usar a democracia para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o País", destacou o prefeito.
        
O Executivo Municipal ficará responsável pelo investimento e elaboração dos projetos das ações. Projetada e construída, em 1961, pelo artista plástico Abelardo da Hora, a Torre Cinética foi destruída pela repressão, em 1964. O busto do padre Antônio Henrique será instalado na Praça do Parnamirim, último local que o sacerdote foi visto com vida. Já o busto de Gregório Bezerra será implantado nas imediações da Praça de Casa Forte, onde ele foi torturado.
        
A PCR fará ainda a recuperação da placa em homenagem ao estudante Cândido Pinto, instalada na Ponte da Torre. O estudante foi vítima de atentado a bala também cometido pela Ditadura.
        
Presidente da Comissão da Verdade, Fernando Coelho comemorou. “O encontro foi muito produtivo. Nós trouxemos algumas sugestões à PCR e todas elas foram acolhidas. São marcos que integram a história de Pernambuco. O prefeito nos atendeu e já começou a tomar as providências para transformar em realidade as sugestões. Nos consideramos à disposição da Prefeitura", pontuou.  

COMISSÃO - A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara foi instalada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no dia 1º de junho de 2012. O colegiado conta com nove integrantes: Fernando Coelho (presidente); Henrique Mariano (secretário-geral); Humberto Vieira; Roberto Franca; Manoel Moraes; Socorro Ferraz; Nadja Brayner; Áureo Bradley e Gilberto Marques.

As informações são da Assessoria de Imprensa da PCR.

Nenhum comentário