google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Cabo realiza exames e palestra em adesão ao Outubro Rosa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Cabo realiza exames e palestra em adesão ao Outubro Rosa

palestra 1
Em adesão ao movimento Outubro Rosa, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta quarta-feira (23/10), uma palestra com o tema “Saúde da mulher focada na prevenção do câncer de mama e colo uterino”. A atividade, aberta ao público, foi ministrada pela coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva. Cerca de 60 mulheres puderam tirar suas dúvidas sobre como agir nesses casos. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.

Nessa terça-feira (22), exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero foram realizados gratuitamente. A ação durou o dia todo e foi voltada às servidoras municipais. 62 funcionárias foram beneficiadas com a iniciativa, organizada pelas Secretarias da Mulher e de Saúde.
palestra 2
Todas as mulheres atendidas preencheram uma ficha com seus dados pessoais e realizaram o exame de citologia (prevenção). Já mulheres com idade a partir de 40 anos e que ainda não tinham feito mamografia este ano, foram encaminhadas para realizarem o exame em clínicas conveniadas com a Secretaria de Saúde, para uma detecção precoce do câncer de mama.

De acordo com Giselle Paiva, o maior objetivo foi levar para as mulheres o acesso aos exames e tirar dúvidas para se obter uma saúde mais digna. “Sabemos que nem todas têm tempo de ir ao médico, por isso proporcionamos este momento para que elas pudessem detectar o quanto antes se existe algo”, destacou.
exames preventivosPara a secretária da Mulher do Cabo, Tereza Claudina, essa é uma forma de conscientizar as mulheres a se preocupar com a sua saúde. “Essas ações são de extrema relevância para a nossa categoria, e é com esse intuito que estamos promovendo essas atividades, para que elas tirem duas dúvidas e previnam”, declarou.
A técnica em Edificações da Secretaria de Infraestrutura, Suzana Rodrigues, 36, avaliou como importantíssima essa iniciativa. “Assim como eu, muitas mulheres não têm tempo para realizar os exames e detectar algo que possa aparecer. Parabéns a todas pela atividade”, disse. “Aqui estou podendo esclarecer diversas dúvidas que tinha em relação ao câncer de mama e do útero. Muito boa à orientação que recebemos”, salientou a dona de casa, Benedita Ramos, 43.
exames preventivos 2
OUTUBRO ROSA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitam e se iluminam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos.
Texto e fotos: Thainá França – Secom | Cabo

Nenhum comentário