Paulista passa a oferecer novo exame médico para a população

Foto: CEAMP/Divulgação
A partir desta segunda-feira (02.12) o Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (Ceamp), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, passa a realizar um exame que identifica os casos de Leishmaniose Tegumentar – doença que se manifesta através de lesões na pele. O exame é inédito no município, que antes precisa encaminhar os casos suspeitos para outros municípios ou na rede estadual de saúde.

Para oferecer o novo serviço, o corpo técnico do Ceamp recebeu um treinamento prático e teórico, em um curso de 16h ministrado pelo Labend/Lacen (Laboratório de Endemias/Laboratório Central de Saúde Pública). A Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência do paciente deve fornecer o encaminhamento para o exame, que será feito no Ceamp. O diagnóstico fica pronto no prazo de oito dias.

O Ceamp funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, mas a coleta dos exames de Leishmaniose Tegumentar será apenas das 9h às 12h. O centro fica localizado no bairro de Arthur Lundgren I e recebe a demanda de todo município, atendendo cerca de 1.800 pessoas por mês, o que deve aumentar por causa do novo serviço. O telefone de contato da unidade é o 3436.6972. 
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.