google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Começam obras para restauração da Ponte d’Uchôa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Começam obras para restauração da Ponte d’Uchôa

Fotos: Marcos Pastich/PCR
Com a presença do prefeito Geraldo Julio, a empresa contratada pela Prefeitura do Recife iniciou, na manhã desta sexta-feira (24), as obras de restauração da Estação Ponte d´Uchôa, no bairro das Graças.  Os serviços tem um prazo de 90 dias para conclusão, um custo de R$ 170 mil e contemplam a recuperação do patrimônio histórico, preservando suas características e materiais utilizados. Cerca de 30 trabalhadores, entre arquitetos, engenheiros e técnicos  estão encarregados dos serviços.

"A Ponte d´Uchôa é um símbolo histórico que está na memória de todos os recifenses", destacou o prefeito Geraldo Julio e observou que esse processo de restauração é complexo, pois envolve um patrimônio antigo, com um trabalho árduo executado por especialistas. "É um serviço minucioso de recuperação de peças de metal, tijolos antigos e madeira", disse.

No dia 28 de outubro de 2013, a  Estação foi atingida por um veículo que trafegava em alta velocidade. O impacto causou danos severos ao local, principalmente na estrutura de alvenaria (tijolos antigos) e na cobertura metálica. Logo após o acidente, a Emlurb contratou uma empresa para elaborar o Projeto de Restauração, levantamento arquitetônico, mapeamento de dados e pesquisa histórica.

Em dezembro a licitação foi iniciada. A empresa vencedora assinou o contrato essa semana e já deu início aos trabalhos. O projeto de restauração, elaborado pelo arquiteto Pedro Valadares passou por um processo de aprovação junto ao Iphan, Fundarpe e Diretoria de Proteção do Patrimônio Cultural do Recife.

A Concrepoxi Engenharia, responsável pelos serviços  vai fazer um criterioso  processo de restauro, no qual vai tentar reaproveitar a maior parte da estrutura. Outras partes que não tiverem condições de uso serão construídas ou fabricadas buscando manter a originalidade do imóvel. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife - Emlurb ficará responsável pela fiscalização e recebimento da obra.

NOTIFICAÇÃO -  No dia de ontem (23) a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife encaminhou uma notificação extrajudicial convocando a proprietária e o condutor do veículo à comparecerem à prefeitura no próximo dia 29 (quarta-feira). A medida tem o objetivo de iniciar o procedimento administrativo para receber o valor de R$ 170 mil utilizados na restauração da Ponte d´Uchôa. Caso os responsáveis se recusem a assumir a divida, a Prefeitura vai adotar medidas judiciais para receber a indenização.

As informações são da PCR

Nenhum comentário