google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Exames de endoscopia e colonoscopia estão sendo realizados no Hospital Mendo Sampaio - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Exames de endoscopia e colonoscopia estão sendo realizados no Hospital Mendo Sampaio

A população do Cabo de Santo Agostinho está contando agora com exames gratuitos de endoscopia e colonoscopia. Os exames estão sendo realizados no Hospital Municipal Mendo Sampaio. Ao todo, 216 cabenses poderão ser atendidos por mês por uma equipe composta por cinco médicos de segunda a sexta-feira. Inicialmente, as marcações poderão ser realizadas nos centros de Saúde Manoel Gomes (Centro) e Vicente Mendes (Cohab), Policlínica Jamaci de Medeiros (Ponte dos Carvalhos) e no próprio Mendo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde, Dr. Mauro Bello, a endoscopia é um exame que permite um diagnóstico de doenças como: Gastrite, úlcera gástrica e câncer de esôfago e estômago, patologias que, descobertas precocemente, podem ser curadas. “Temos também o teste da urease, que permite detectar a presença da bactéria Helicobacter Pylori (H. Pylori), que causa a gastrite. Esse resultado sai na hora adiantando o tratamento, caso o resultado tenha dado positivo”, explicou. “Nossa máquina é de última geração e permite uma resolução muito boa para o exame, mas, nem todos os pacientes que necessitam do diagnóstico sabem que os testes já vêm sendo realizados por aqui”, enfatizou.
materiasaudenamistafotojoaobarbosa1De acordo com o médico Luís Paulo, o aparelho é considerado “top de linha” no ramo da qualidade da imagem, que permite fazer o contraste da mucosa do intestino de forma automática sem precisar utilizar substância química, detectando lesões precoces que podem gerar um câncer. “É o que existe de melhor no mercado em relação à endoscopia digestiva alta e colonoscopia”, enfatizou.
A dona de casa Mary Clautenes Lima Barros, de 39 anos, moradora da Cohab, ficou bastante satisfeita com a rapidez da marcação do exame. “Estive no dia anterior para fazer uma consulta e já marquei o exame para hoje. Tudo novo e bem cuidado, muito bom”, disse.
EXAMES – Tanto os exames de colonoscopia quanto de endoscopia digestiva alta são exames invasivos e devem ter indicação de realização criteriosa, de acordo com protocolos clínicos. Exigem preparação dos pacientes e só podem ser feitos em ambientes com estrutura e recursos assistenciais. Os exames de colonoscopia são indicados principalmente para suspeita de sangramento intestinal e lesões cancerígenas. Para pacientes idosos e em algumas situações específicas, é necessária a internação por um dia para preparação para o exame, enquanto os demais podem fazer a preparação em casa. Já os exames de endoscopia digestiva alta são realizados em casos de suspeita de úlcera gástrica ou gastrite.
A colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. Além de detectar lesões, o exame ajuda a prevenir doenças como o câncer de reto e de intestino.

Nenhum comentário