google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Bairro do Recife ganhará equipamentos inteligentes para interagir com turistas e moradores - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Bairro do Recife ganhará equipamentos inteligentes para interagir com turistas e moradores

Ministro Henrique Eduardo Alves - Foto: Andréa Rêgo Barros
A partir do segundo semestre, empresas de tecnologia poderão apresentar propostas de equipamentos turísticos para o bairro do Recife que facilitem a vida de turistas e moradores. A parceria entre a Prefeitura do Recife e o Ministério do Turismo foi formalizada na manhã desta nesta sexta (26), com a assinatura do convênio Playtown Recife, pelo prefeito Geraldo Julio e ministro Henrique Eduardo Alves.

O repasse, no valor de R$ 2 milhões com contrapartida de R$ 150 mil por parte do Poder Público Municipal, viabilizará a oferta de mobiliário turístico interativo no Recife Antigo, bairro portuário que conta os primeiros capítulos da história da cidade. O objetivo do convênio, que usará a tecnologia para fomentar o turismo, é disponibilizar mobiliário urbano inteligente, capaz de interagir com a população e visitantes, fornecendo informações turísticas sobre alguns dos mais importantes cartões-postais da cidade.

Foto: Andréa Rêgo Barros
“Será um serviço inovador oferecido aos turistas e à população do Recife. As mentes criativas da cidade poderão apresentar projetos de mobiliário urbano para colocar no Bairro do Recife. As ideias têm que vir da população. Algumas cidades do mundo já possuem isso e o Recife será o primeiro do Brasil a ter um projeto como este que ajudará o turista a se movimentar pela região”, explicou Geraldo.

Ainda no início do segundo semestre será lançado o edital convocando instituições para apresentar projetos, que deverão prever tanto o desenvolvimento, quanto a instalação e a manutenção do equipamento por um ano. A escolha passará por um estudo de viabilidade técnica e financeira de cada projeto apresentado.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife com a proposta de inovar a relação entre os turistas e a cidade. “Este projeto vai trazer a criatividade para o Bairro do Recife e tem tudo para ser um ambiente interativo com o cidadão”, definiu o ministro.

Para o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, o Playtown Recife é mais um projeto que será desenvolvido na cidade com baixo custo para os cofres municipais. “A secretaria vem trabalhando na captação de recursos de uma maneira muito forte desde o início da gestão. Nós temos várias captações com o Ministério do Turismo, como o painel de Luiz Gonzaga na Prefeitura, convênio para o Carnaval do Recife ainda em 2014, e agora mais recursos para a gente poder investir no turismo, inovação e tecnologia do Recife”, pontuou.

CONVÊNIO – O Playtown é um projeto inédito no País, que surgiu como reflexo do programa Playable City, desenvolvido pelo Pervasive Media Studio at Watershed (Bristol) e pelo Parque Tecnológico Porto Digital (Recife), em parceria com o British Council Brazil, Governo Estadual e Prefeitura da Cidade do Recife, que fomentou o desenvolvimento de uma série de intervenções urbanas de caráter lúdico como forma de integração de cidadãos e espaços públicos.

ROTA 101 – O anúncio do convênio foi realizado durante o lançamento do 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, evento que será realizado em Recife, entre os dias 6 e 8 de agosto. O evento promove a integração regional entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, beneficiados pela BR-101, que cruza estes estados.

As informações são da PCR

Nenhum comentário