google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Maracatu almirante do Forte unindo tradição à modernidade - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Maracatu almirante do Forte unindo tradição à modernidade

Nação lança, no dia 04 de julho, site e postais eletrônicos produzidos em parceria com a Oi Kabum! Escola de Arte e tecnologia


A Nação de Maracatu de baque virado  Almirante do Forte (MAF) está  levando seus 84 anos de tradição para o moderno mundo da informação rápida, a Internet. Em conjunto com a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia  e a  ONG Auçuba Comunicação e Educação e por meio do edital Parceria da Gente, realizado pela Oi Kabum! Recife, o Almirante produziu um site (https://almirantedoforte.com.br) para agregar toda a história e memória da nação afim de que qualquer pessoa interessada possa ter acesso a elas em qualquer parte do mundo. Para celebrar o feito, uma grande festa de lançamento do projeto será realizada, no dia 04 de julho, na sede do Almirante do Forte, bairro do Bongi, à partir das 16h.

A página foi elaborada e construída por diversos integrantes do maracatu, que passou a se reconhecer como um coletivo, com a ajuda dos jovens do Núcleo de Produção da Oi Kabum! Recife e supervisão da ONG Auçuba. Nela foi reunido todo o acervo fotográfico, de vídeo e áudio da nação, assim como informações relevantes sobre sua história, localização, agenda e outras atividades realizadas pelo MAF como as oficinas e o próprio Ponto de Cultura, em funcionamento desde 2008.

Também foram elaborados 10 postais eletrônicos, que trazem imagens representativas para a nação e seus integrantes linkadas com entrevistas sobre os personagens de que se tratam. Os postais ficarão hospedados no site. O objetivo deste projeto era levantar a auto- estima da comunidade fazendo um resgate de seu valor e importância dentro da nação. “Estávamos sentindo a comunidade ‘indo embora’, precisávamos trazê-los de volta”, explicou José Luciano, integrante e produtor do MAF. O presidente e mestre do Almirante, Sr. Teté, vê as ações como um meio de propagar a cultura do maracatu e, sobretudo, de sua nação ao redor do mundo: “Eu não pensei que teríamos tanta energia. Hoje o Almirante do forte está rico.”, disse. 

A festa de lançamento do site contará com diversas atividades ao longo do sábado, 04 de julho. A Nação Almirante do Forte abrirá a programação fazendo um cortejo da Estrada Velha do Bongi até a sede, às 17h. Em seguida, às 18h, será apresentado o site com os postais e um varal fotográfico com os registros de todo o projeto. Encerrando as festividades, às 20h, uma roda de coco será formada com convidados. O MAF convida a todos para participar deste momento especial para a nação e para a cultura do maracatu de baque virado, Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

Texto e foto: Paula Brasileiro

Nenhum comentário