google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Walmart Brasil instala coletores para lâmpadas fluorescentes em Pernambuco - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Walmart Brasil instala coletores para lâmpadas fluorescentes em Pernambuco

Em parceria com a Reciclus, iniciativa tem o objetivo de reduzir impactos ambientais por meio da coleta e destinação adequada das lâmpadas usadas.





Desde o início deste ano, 39 lojas do Walmart Brasil passaram a oferecer aos consumidores coletores para descarte de lâmpadas fluorescentes usadas. A iniciativa é uma parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos que reúne produtores e importadores de lâmpadas com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa e tem por objetivo reduzir impactos ambientais por meio da coleta e destinação adequada das lâmpadas usadas. Em Pernambuco, três lojas terão os coletores.

Um dos principais conceitos trazidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A política estabelece que toda a cadeia — incluindo fabricantes, importadores, distribuidores, revendedores, cidadãos e também responsáveis pelos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos — tem responsabilidade na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

Para que o processo funcione, estão sendo estabelecidos gradativamente acordos setoriais envolvendo os diferentes atores das cadeias produtivas de cada um dos resíduos. Nesses primeiros meses em que os coletores estão instalados nas lojas do Walmart, já foram recolhidas mais de mil lâmpadas usadas, totalizando 150 quilos.

O diretor de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Luiz Herrisson, afirma que esse volume deve crescer com a conscientização dos usuários sobre a necessidade de realizar o descarte correto. “O consumidor é um elo muito importante nessa cadeia e, assim como os fabricantes e os varejistas, tem também sua responsabilidade para que esses resíduos tenham uma destinação adequada, com o menor impacto ambiental possível.”

O cronograma de implantação nos municípios segue o acordo setorial, que leva em conta critérios como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade. Podem ser descartadas nos coletores, lâmpadas compactas e também tubulares. Para saber mais, acesse o site da Reciclus: reciclus.org.br.

Lista de lojas com coletores para lâmpadas fluorescentes em Recife:

  • Walmart Caxangá
  • Walmart Boa Viagem
  • Walmart Casa Forte

Nenhum comentário