google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Lupércio inaugura Escola Chico Science em Rio Doce - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Lupércio inaugura Escola Chico Science em Rio Doce

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, inaugurou nesta quarta-feira (27.03) a Escola Chico Science, na III Etapa de Rio Doce. A cerimônia contou com a participação dos irmãos do músico, Jamerson e Jeferson, e a matriarca da família, Dona Rita Assis de França. A iniciativa atende um antigo sonho da população local. “Achei a escola uma fofura, bem organizada. Ela demorou, mas chegou”, disse a vendedora Rozineide Marques, 42 anos, mãe de dois filhos e três netos já matriculados na unidade. Antes, as crianças tinham de se deslocar até Maranguape I, em Paulista, para estudar.

“Vivia pedindo a Deus para conseguir uma escola que aceitasse a minha criança de 4 anos, pois eu  pagava R$ 30,00 por uma creche particular, apenas por um turno para minha filha, e este dinheiro fazia falta. Agora tudo mudou com essa escola aqui perto de casa. A estrutura é ótima, muito legal, muito bonita. O atendimento está sendo ótimo e já recebi o fardamento dos meus filhos”, contou a dona de casa Karina Aparecida.

De acordo com a professora Valdenize Lopes, faz cinco anos que a comunidade de Asa Branca, em Rio Doce, era totalmente desassistida, pois a única escola púbica de educação infantil mais próxima está localizada em Paulista, o que deixava os pais impossibilitados de levar seus filhos. “Só podemos agradecer a sensibilidade do prefeito e da Secretaria de Educação por olhar hoje por essas crianças, pais e mães”, declarou a educadora.   
 
A inauguração em homenagem ao saudoso Chico Science é uma conquista inédita da educação, na gestão do prefeito Professor Lupércio. É o primeiro órgão público da cidade com o nome do cantor e, justamente, em Rio Doce, onde ele cresceu e idealizou o movimento Mangue Beat. O prédio tem capacidade para atender  300 estudantes, meninos e meninas com 4 até 10 anos de idade. Com espaço amplo, o local conta com sete salas de aula, local para alimentação, banheiros adaptados, parquinho e área de convivência.          

“A maior realização é saber que as crianças atendidas aqui têm o que há de melhor em infraestrutura, fardamento e kits escolares entregues pontualmente e também em qualidade de ensino”, falou o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

Segundo ele, além da Escola Municipal Chico Science, duas novas unidades serão ativadas no bairro.

A primeira será Pastor Conrado e depois a creche que está sendo construída no Lar Transitório, na IV Etapa, além da requalificação da Escola Isabel Burity.

“Todas as unidades de ensino merecem nossa atenção. E essa é especial. Em 15 dias estaremos também climatizando todas as salas, fiquem tranquilos”, assegurou o prefeito Professor Lupércio.

EDUCAÇÃO EM NÚMEROS - A Escola Municipal Chico Science totaliza a quinta escola entregue, além de 20 unidades de ensino requalificadas. Durante o ano letivo de 2019, Olinda pretende implantar duas unidades de tempo integral, serão três ao todo. Até 2018, a rede municipal de ensino de Olinda possuía 65 unidades escolares e 25 anexos. Atualmente, são 71 escolas e 23 anexos.  De acordo com o censo escolar de 2018, a rede possuía 23.806 estudantes. Hoje, com base em dados da Secretaria Executiva de Programas e Politicas Educacionais, a rede municipal conta com 26.327 estudantes matriculados, número que poderá sofrer alterações com o censo escolar de 2019, que acontecerá em junho. Segundo o anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da região Nordeste, a Prefeitura de Olinda foi uma das oito que mais aumentaram o investimento em Educação. Em 2018, foram R$ 128,00 milhões injetados em relação a 114,2 milhões, em 2016. Entre os investimentos estão a meta do governo que é favorecer a política de compras de imóveis, reestruturar e ampliar a rede municipal de ensino com espaços dignos e com estruturas necessárias para os estudantes terem suas aulas.  "A nossa proposta é zerar o déficit de vagas nas unidades educacionais. Estamos trabalhando de maneira conjunta com as secretarias para desenvolver um ótimo trabalho para a população", disse o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

Nenhum comentário