google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 No Paulista, Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de pescados para a Semana Santa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

No Paulista, Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de pescados para a Semana Santa

Pensando na intensa procura dos paulistenses pelos pescados na Semana Santa, a Prefeitura do Paulista, através do Departamento de Vigilância em Saúde, reforçou a fiscalização nos boxes de peixes e frutos do mar. Nesta terça-feira (16.04), a equipe realizou uma ação no Mercado Público do Centro para identificar e impedir a comercialização de crustáceos estragados, além de alertar os vendedores sobre os cuidados que eles deverão ter, como por exemplo, o armazenamento adequado dos mesmos.
O comerciante José Carlos  aprovou a iniciativa. “Todo ano tem essa fiscalização e eu acho ótimo, pois deixa o cliente mais confiante para comprar nossos pescados. No meu caso, quando vejo que algum peixe ou camarão não é de boa qualidade, eu nem trago para vender”, comentou o comerciante.
Segundo Edileuza Maria de Jesus, diretora de Vigilância Sanitária do Paulista, essa inspeção é muito importante para os consumidores. “Começamos semana passada a ação e nossa maior intenção é conferir a qualidade dos crustáceos que os comerciantes estão ofertando para a comunidade. Caso seja encontrada alguma irregularidade, recolhemos na hora o produto”, afirmou.
A diretora ainda explica que há uma série de fatores a serem observados que indicam a qualidade do produto, são eles:
Escamas resistentes – As escamas devem estar bem presas à pele do peixe, caso contrário, o peixe apresentará sinais de podridão;
Repare a pele – O peixe deve estar com brilho natural e com a pele resistente, sem apresentar secreções viscosas;
Sobre os olhos – Os olhos devem estar brilhosos e com aspecto claro, aderidos à pele do peixe;
Brânquias vermelhas – Também conhecidas como guelras, essa parte localizada no fim da cabeça deve estar o mais avermelhada possível. Descarte os que estiverem rosadas ou acinzentadas;
Aperte a barriga – Musculatura firme e uma característica do peixe fresco, as marcas das mãos devem sumir em pouco tempo. Caso a pele não volte ao normal e você tenha machucado a carne, procure outro;
Sinta o cheiro – Apesar de um cheiro não muito agradável, o peixe deve apresentar cheiro de mar, se o peixe estiver com odor diferente, não compre.
Gelo – O peixe deve estar bem condicionado, congelado ou resfriado. Não adquira peixes na temperatura ambiente.

Nenhum comentário