VLT pernambucano entrará em operação nos próximos dias - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

ÚLTIMAS DO PORTAL

test banner

Post Top Ad

.

2 de abril de 2012

VLT pernambucano entrará em operação nos próximos dias

Há um ano chegava a Pernambuco o primeiro dos sete Veículos Leve sobre Trilho (VLT), que irão operar na linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Agora são quatro VLTs em fase de testes. A previsão é que os ajustes operacionais sejam concluídos até abril e depois disso, eles poderão operar.
A data da inauguração do sistema ainda não está confirmada, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não irá esperar a entrega dos outros três trens, até agosto, e pretende iniciar a operação ainda este semestre.

Ontem, um grupo de empresários de Suape participou de um passeio em um dos trens. O passeio foi para conhecer o funcionamento do VLT que, ao contrário do metrô, é movido a biodíesel e não a eletricidade, mas em termos de conforto não há praticamente diferença.
O VLT da linha do Cabo terá três composições com a opção de ser acoplado a outro trem, nos horários de pico, totalizando seis composições em uma única viagem e capacidade de transportar cerca de 1.200 passageiros. Parece muito, mas o trem a díesel, que faz atualmente a linha até o Cabo, tem cinco vagões e capacidade para transportar mais de mil passageiros.

O problema é que só há dois trens a díesel na linha com intervalos de 50 minutos e ainda sem o conforto do VLT.“Às vezes, o trem quebra e a viagem demora duas horas e faz muito calor aqui dentro”, revelou Joéliton Ferreira, 32 anos, masseiro.

Os quatro VLTs que vão iniciar a operação na linha Cajueiro Seco/Cabo irão possibilitar a redução no intervalo das viagens de 50 para 38 minutos. Quando 100% do sistema estiver implantado com os sete trens e a duplicação da linha férrea, a estimativa de redução nos intervalos das viagens é de 11 minutos.

A linha tem 18 quilômetros e está com 33% do trecho duplicado. “Já se encontra duplicado o trecho entre a estação de Pontezinha e a estação Ângelo Souza, o que dá uma média de seis quilômetros”, revelou o presidente da CBTU, Ricardo Beltrão.
A parte que mais interessa a Suape será o ramal que ligará a estação da cidade Garapu até o território de Suape.

Esse será o trecho a ser conveniado com a CBTU. O contrato ainda não foi assinado, mas a necessidade da implantação do sistema de transporte é urgente. Em 2010, havia cerca de 55 mil trabalhadores na região e em 2012 esse número já subiu para 80 mil. “O VLT deixou de ser importante para ser fundamental”, afirmou o diretor de Suape Global, Sílvio Leimig.

Saiba Mais
O VLT de Pernambuco
18 kms da Linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho
 14 kms da Linha Cidade Garapu/Suape
 7 VLTs vão operar na linha Cabo
 14 VLTs vão operar na linha Suape
 1.200 pessoas serão transportadas por viagem nos horário de pico na linha Cabo
 1.600 pessoas serão transportadas por viagem nos horários de pico para Suape

Os números do Metrô
25 trens compõem o sistema Metrorec
 15 trens foram adquiridos pela CBTU
 40 trens irão compor o sistema até dezembro de 2013
 660 mil passageiros/dia será a capacidade do sistema
 400 mil pessoas por dia é a estimativa de passageiros a partir de 2013
 39 quilômetros é a extensão de linha para o trem elétrico
 31 quilômetros é a extensão de linha do trem a díesel

Fonte: CBTU e Blog Mobilidade Urbana
Postar um comentário

Post Top Ad

test banner