Header Ads

ad

Curiosity começa a mandar fotos em alta resolução de Marte

Missão da sonda é investigar se existe ou já existiu vida no planeta vermelho

WASHINGTON - As primeiras imagens em alta resolução feitas pela sonda Curiosity da superfície de Marte foram publicadas nesta quarta-feira (08) pela agência espacial americana Nasa. A Curiosity também fez fotos panorâmicas da planície sobre a qual pousou no Planeta Vermelho. A missão da sonda é investigar se existe ou já existiu vida em Marte.
Uma das fotografias, em preto e branco, mostra uma planície salpicada de pequenas rochas. Em frente, surge uma cordilheira de suaves colinas que marca os limites da cratera Gale, que será um dos destinos da sonda movida a energia nuclear. A Nasa explicou que a imagem mostra duas depressões que "provavelmente foram escavadas pela onda expansiva dos propulsores da fase de descida do Curiosity".
Outra imagem em alta resolução recebida e publicada nesta quarta-feira mostra a sombra do mastro e a "cabeça" do Curiosity sobre a superfície de Marte, assim como uma panorâmica de 360°, na qual se vê o Monte Sharp, na beira da cratera Gale, onde a sonda fará experimentos geológicos.
O centro de controle da Nasa recebe a informação primeiro em baixa resolução e pouco a pouco vai atualizando os detalhes das imagens. As primeiras imagens que transmitiu logo após aterrissar foram em preto e branco e em baixa resolução, tiradas com pequenas câmeras instaladas na sonda para detectar possíveis danos em suas rodas.
Nesta terça-feira, também foi recebida a primeira imagem colorida da área na qual se encontra o Curiosity, tirada com outra câmera, a Mars Hand Lens Imager (MAHLI), embora essa fotografia de tons ocres e alaranjados esteja prejudicada pelo pó levantado durante a aterrissagem. A câmara MAHLI deve desprender em breve seu protetor contra o pó e começará a enviar novas e mais detalhadas imagens de Marte.

Fonte: EFE
Postar um comentário