google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Conservatório de Música certifica 119 formandos em música - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Conservatório de Música certifica 119 formandos em música

Créditos: Alyne Pinheiro
Um ônibus, um metrô e outro ônibus para percorrer em uma ou duas horas os 28 quilômetros que separam as cidades de Moreno e Recife. Em três dias na semana esta é a rotina de Amanda Danielle Silva, que, desde os 13, faz esse caminho para estudar piano no Conservatório Pernambucano de Música. O prêmio por tanta dedicação chegou três anos depois, quando, na noite da última quarta-feira (12), recebeu o certificado de conclusão do curso preparatório em piano e, com ele, a notícia de que era a estudante laureada.
A cerimônia foi realizada na capela do Seminário Teológico Batista, no centro do Recife, onde, além de Amanda, estiveram presentes 118 formandos dos cursos de iniciação musical, preparatório e técnico.
“Eu sempre tive uma admiração pelo instrumento. Não sabia ainda da existência do conservatório, até que um professor meu me indicasse para fazer o teste. Pretendo ter sempre a música em minha vida, mesmo que faça faculdade de outra coisa”, contou a estudante de Moreno.
Segundo a mãe, Ana Maria Silva, o dom musical já era percebido na filha desde criança e apoiá-la na decisão de estudar no CPM não foi algo difícil. “A gente não tinha condições, então precisou de muito esforço pra ela estar aqui. Se ela seguir carreira, tem todo meu apoio”. Para ela, o único problema são as viagens a Recife, que a menina precisa fazer sozinha. “Eu morria de preocupação, principalmente no começo, mas é tanta força de vontade da parte dela, que eu tinha que deixar”.
Lavínia Ellen Cunha de Barros Pessoa, de apenas 11 anos, também foi laureada, mas curso de iniciação musical, que antecede em nível o preparatório. Amante do violino, soube desde cedo o instrumento que pretendia estudar. “Eu sempre gostei do violino e minha mão acha muito bonito. Então o escolhi. Estou muito orgulhosa em ser a laureada, porque os outros estudantes são muito inteligentes. Pretendo ser professora de violino, viajar me apresentando e ser médica”.
O CPM possui um corpo docente formado por 95 professores que ministram cursos regulares (iniciação musical, preparatório e curso técnico) e cursos de extensão para cerca de 2,5 mil estudantes. Os cursos técnicos profissionalizantes, com certificação nacional por serem reconhecidos pelo MEC, são nas áreas de Instrumento, Canto e Regência. Já para os iniciantes, a unidade oferece cursos de canto erudito, cordas dedilhadas, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, violão popular e violão erudito, cordas friccionadas: contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo, percussão (bateria, percussão erudita e percussão popular), piano (erudito, popular e teclado), clarinete, fagote, flauta (doce e flauta transversa), saxofone, trombone, trompa, trompete.


Sidor Hulak, gestor do Conservatório, ressalta a importância da certificação para os alunos. “A cerimônia de certificação foi uma das principais ações de nossa gestão, pois é neste momento em que os estudantes se sentem prestigiados e completando uma etapa. É um momento de união com professores, alunos e família”.

Fonte: Secretaria de Educação de PE

Nenhum comentário