google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Mesmo com a seca, pólo de confecções do Agreste está otimista para 2013 - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Mesmo com a seca, pólo de confecções do Agreste está otimista para 2013

Os empreendedores do Polo de Confecções do Agreste mal podem esperar por 2013. A expectativa é a de um ano muito melhor do que este que termina, marcado pela seca que afetou diretamente os negócios. O Centro de Pesquisa (Cepesq) do Instituto Fecomércio, em convênio com o Sebrae, realizou um estudo junto a 738 empreendedores, dos quais 299 do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, 254 do Parque das Feiras de Toritama e 185 do Pólo Caruaru de Caruaru.

A pesquisa constatou que mais de 50% dos entrevistados consideram que os negócios foram muito influenciados pela falta de chuvas, contra quase 23% que se disseram pouco influenciados e cerca de 25% que não foram afetados. Em Santa Cruz do Capibaribe os efeitos da estiagem foram mais sentidos que nas outras duas cidades.

Cerca de 48% dos empreendedores admitem para o final de 2012 vendas menores que no ano passado, contra 21,2% que contam com vendas iguais, mas aproxima-se de 30% o percentual dos que esperam expansão. A estimativa é de uma retração moderada nas vendas do Pólo de 5,6%. Em Caruaru é esperada uma retração de cerca de 2%, menor que a média geral, mas em Toritama a estimativa aproxima-se de 9%.

“Os resultados do fim do ano são particularmente importantes para o polo, pois é neste período que ocorre uma grande concentração dos negócios na região”, explica Luiz Kehrle, consultor da Fecomércio. O estudo mostrou que os negócios anuais são concentrados em duas épocas, período Junino e Final de Ano, com forte predominância deste último.

“A despeito das dificuldades enfrentadas este ano, o Pólo de Confecções do Agreste está muito otimista em relação a 2013. Dois em cada três empreendedores esperam vendas maiores no próximo ano, contra pouco mais de 12% que admitem terem queda. O otimismo é maior em Toritama”, finaliza o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes.
 
Fonte: Toritama Informa

Nenhum comentário