Carnaval: Hemope quer reforçar doações

Expectativa é superar em até 40% o número de doadores

A Fundação Hemope lançou, nesta segunda-feira (21/01), a campanha de doação de sangue para reforçar o estoque do banco de sangue no período do Carnaval. Com o tema Não importa o ritmo que corre em suas veias, mas a solidariedade que existe em você, a abertura da campanha contou com a apresentação da orquestra da Polícia Militar, do Bloco carnavalesco O Bonde, do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, Patusco, Troça Carnavalesca Mista Linda da Tarde, Caboclos de Lança e Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, além da presença de personagens do bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça.
“Todos os anos, fazemos campanhas para incentivar e lembrar aos doadores a importância da doação de sangue, principalmente para nos prepararmos para o período carnavalesco. O resultado é muito positivo. Conseguimos sempre ficar na média, mas este ano queremos superar em até 40% o número de doações”, destaca o diretor-presidente do Hemope, Divaldo Sampaio.

Em um período comum, a média de doações de sangue no hemocentro é de 300 por dia. A iniciativa da campanha visa aumentar para 350 a 400 doações ao dia, elevando em média 30% a 40% o estoque do banco de sangue da unidade.
Participante da mobilização pelo sexto ano e compositor da canção-tema da campanha, o cantor Getúlio Cavalcanti ajudou a recepcionar os doadores na manhã desta segunda-feira. “É sempre gratificante fazer parte dessa mobilização, pois doar é um gesto de amor. Quem doa sangue, doa vida. O sentimento do povo se renova a cada doação”, destaca Getúlio.
Sebastião Luís da Silva, de 48 anos, é doador há 24 anos e de três em três meses visita o Hemope para dar sua contribuição. “Na minha primeira doação, fui estimulado por amigos. Depois, não parei mais. Hoje, estou aqui porque uma colega está precisando e me sinto muito bem em ajudar a salvar vidas. Não dói nada, eu garanto”, ressalta.
A campanha do Hemope segue até o dia 08 de fevereiro. O atendimento tem início às 07h15 e término às 18h30. O doador precisa ter idade entre 16 e 67 anos, peso mínimo de 50 kg, boa saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h antes da doação e ter dormido bem. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal. É necessário apresentar documentação com foto ao chegar ao hemocentro.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.