google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Confira a agenda esportiva deste fim de semana - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Confira a agenda esportiva deste fim de semana

Os primeiros dias do ano já trazem eventos esportivos importantes para os atletas do handebol, ciclismo, atletismo, tênis e vela. No domingo (06.01), o Rio de Janeiro recebe a 13ª edição da Copa América de Ciclismo, competição que dá início ao calendário nacional deste ano para a modalidade. A prova contará pontos para o ranking internacional. No mesmo dia, o estado do Mato Grosso realiza a tradicional Corrida de Reis, a maior de rua do Centro-Oeste do país.

O fim de semana contará ainda com a Semana Internacional de Vela, a primeira partida do ano da Superliga de Vôlei e uma oficina de rúgbi ministrada pelo atleta Fernando Portugal.

Confira os eventos nacionais e internacionais:

Handebol
A seleção brasileira masculina de handebol está na Espanha onde disputa, a partir desta sexta-feira (04.01), o torneio quadrangular Memorial Domingo Bárcenas, competição amistosa que contará com a equipe da casa, o Chile e o Japão.

O torneio faz parte da aclimatação e preparação da equipe nacional para o Campeonato Mundial, que tem início no dia 11, em Madrid. O grupo convocado mescla atletas experientes e jovens talentos, que vêm tendo um bom aproveitamento nos treinos.  A temporada de competições na Espanha também tem como objetivo oferecer experiência internacional aos atletas com foco nos Jogos Olímpicos de 2016.

Ciclismo
A 13ª edição da Copa América, no próximo domingo (06.01), abre o calendário nacional para os atletas do ciclismo. A prova será realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e reunirá os melhores ciclistas brasileiros e atletas estrangeiros convidados. Além disso, a disputa conta pontos para o ranking das Américas da União Ciclística Internacional (UCI) e também para a classificação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Nas provas por equipes, o Brasil será representado pelas 12 seleções mais bem colocadas no 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, realizado em outubro. Também  podem participar da categoria até sete equipes estrangeiras. No feminino, a prova contará com as 15 primeiras colocadas no ranking brasileiro da modalidade.

Rúgbi
O atleta do rúgbi Fernando Portugal ministra em Osasco uma clínica de apresentação da modalidade, que retorna ao calendário olímpico nos Jogos do Rio 2016. Os participantes poderão conhecer as regras principais do rúgbi de sete e vivenciar a modalidade junto com o atleta e sua equipe.

A atividade é gratuita e será realizada no Sesc Osasco no sábado e no domingo (05 e 06.01), das 15h30 às 17h30. Fernando Portugal lidera a equipe nacional de rúgbi de sete há seis anos e foi o capitão durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011.

Atletismo
O calendário de competições do atletismo também tem início neste domingo (06.01) com a 29ª Corrida de Reis. Considerada a maior corrida de rua do Centro-Oeste do país, a prova reunirá milhares de atletas profissionais e amadores. Entre as atrações da prova está o mineiro Giovani dos Santos, o brasileiro mais bem colocado na última edição da São Silvestre (4º lugar) e na competição mato-grossense do ano passado (3ª colocação). No feminino, o destaque é a goiana Sueli Pereira da Silva, 7ª na São Silvestre e 3ª na Corrida de Reis de 2012.

A prova de 10 km será disputada a partir das 7h45, com a largada dos atletas especiais, próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

Vela
A partir desta sexta-feira (04.01) os amantes da vela têm encontro marcado no Rio de Janeiro. A cidade recebe a Semana Internacional da modalidade, evento que contará com a presença do medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres Bruno Prada. Após a separação da dupla com Robert Scheidt, o atleta retorna às competições na classe Finn.

A disputa será realizada no Iate Clube da cidade e termina no domingo (06.01). Além da Finn, as classes Star, J/24, HPE 25, Ranger 22, Velamar 22, Veleiros 23, 470, 420, Snipe, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Dingue, RS:X e 49er estarão na competição. Estão programadas seis regatas – duas por dia.

Tênis
O tênis abre o ano com duas competições. Na Austrália, o brasileiro Marcelo Melo disputa as semifinais da chave de duplas do ATP 250 de Brisbane. O torneio é um dos preparatórios para o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada.

A batalha por uma vaga na final do primeiro torneio do ano será nesta sexta-feira (04.01) contra a dupla formada pelo búlgaro Grigor Dimitrov, um dos destaques do torneio na chave de simples, e o japonês Kei Nishikori. Na Austrália, Marcelo joga ao lado do espanhol Tommy Robredo.

Em território nacional, o tenista número dois do país e 126° colocado no ranking da ATP, Rogerinho, encara as quartas de final do Aberto de São Paulo. A atleta conseguiu a classifcaçao após derrotar o americano Devin Britton por 2 sets a 0 na última quinta-feira. Na briga por uma vaga na semifinal, Rogerinho enfrentará o equatoriano Julio Cesar Campozano nesta sexta-feira (04.01).

Vôlei
Após a pausa de fim de ano, a Superliga masculina de Vôlei retorna neste fim de semana para a primeira partida de 2013. A equipe paulista do São Bernardo Vôlei e o Volta Redonda, do Rio de Janeiro, se enfrentam neste domingo (06.01), às 19h, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

O jogo de estreia do ano é válido pela décima rodada do turno.

Paula Braga
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário