google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Praia Limpa tem início com proposta de preservar meio ambiente e limpar orla de Boa Viagem - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Praia Limpa tem início com proposta de preservar meio ambiente e limpar orla de Boa Viagem

Prefeito Geraldo Julio participa do lançamento do Projeto Praia Limpa (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
 (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Conscientizar a população sobre a preservação do meio e ambiente e limpeza da praia. Essa é a proposta do projeto Praia Limpa, que teve início neste domingo (27), na orla de Boa Viagem. Iniciativa da Prefeitura do Recife com a Rede Globo Nordeste, o projeto segue até o dia sete de abril. O prefeito Geraldo Julio esteve na abertura da campanha, nessa manhã, distribuindo sacolas ecológicas e pulseiras de identificação para crianças, uma das novidades deste ano. A outra novidade é a presença, em sete pontos da orla, de colaboradores do programa com tablets contendo informações turísticas e de preservação a serem repassadas aos banhistas.
“Essa é uma campanha muito importante, tanto para a limpeza como para a questão ambiental. É um trabalho conjunto. A Prefeitura faz a sua parte e a população precisa ajudar. Todos nós queremos um Recife melhor, queremos demonstrar o nosso amor pela cidade e a conscientização ajudará muito nesse aspecto”, pontuou Geraldo Julio.
São sete pontos de apoio espalhados ao longo dos sete quilômetros da praia. Cada ponto de apoio está identificado por uma cor. As pulseiras de identificação para crianças, que têm espaço para o nome e o telefone dos pais ou responsáveis, obedecerão a esse critério de divisão – a meta é facilitar a localização dos pais o mais rápido possível em caso de a criança se perder. Ao todo, 40 mil pulseiras serão distribuídas.
Geraldo coloca pulseira de identificação em criança na Praia de Boa Viagem (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
(Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Para facilitar, principalmente, a vida do turista que opte por ir à Boa Viagem, o Praia Limpa 2013 traz a novidade dos tablets. Em cada um dos sete pontos de apoio um monitor do programa estará com um aparelho contendo informações úteis aos turistas.
Uma terceira novidade anunciada pelo prefeito é a distribuição de camisas UV, que protegem contra o sol, que serão entregues aos barraqueiros nos 650 pontos espalhados pela orla. Cada vendedor receberá um kit com duas camisas. “Faremos o recadastramento dos barraqueiros para que todos recebam o kit. Teremos um planejamento para a praia, que é um espaço extremamente importante, democrático, além de ser patrimônio de lazer e turismo para os recifenses”, explicou Geraldo Julio, depois de entregar o primeiro kit para José Alberto, 52 anos, que já trabalha como barraqueiro há mais de 10 anos em Boa Viagem.
Assim que chegou à praia, o prefeito fez questão de cumprimentar os trabalhadores e alguns banhistas. Para a moradora do bairro de Boa Viagem, Maria José dos Anjos, 43, “a Prefeitura já começou fazendo bem a sua parte”. “Agora, o cidadão precisa tomar consciência. Essa, sem dúvida, é uma ação muito importante”, finalizou Maria José, após ganhar, das mãos do prefeito, a sua sacola ecológica. Serão 800 mil sacolas ecológicas entregues até sete de abril; 200 lixeiras serão implantadas na orla.
Para garantir a operação, a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), disponibilizou 120 trabalhadores, sendo 60 para trabalhar no calçadão e outros 60 na areia da praia. Eles se dividem entre os serviços de fiscalização, varrição e limpeza; com a ajuda de três caminhões para coleta de lixo e material das barracas. À noite, um trator equipado com uma ciscadeira acoplada fará a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros. A previsão é que 20 toneladas de lixo sejam retiradas diariamente.
O Projeto Praia Limpa, que já existe há 18 anos, funcionará entre 9h e 15h. Além dos trabalhadores da Emlurb, outras 120 pessoas contratadas pela Rede Globo se dividirão entre funções de chefe de posto, monitor e supervisor. No final da campanha, haverá uma grande gincana na praia para as primeiras 40 escolas do Recife que se inscreverem no site da Globo. O objetivo é colocar os estudantes em contato com instrumentos de conscientização e preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário