google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Arcoverde, reúne parceiros e anuncia estrutura e tema do São João 2013 - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Arcoverde, reúne parceiros e anuncia estrutura e tema do São João 2013



A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, reuniu representantes do Comitê Gestor de Eventos da cidade e autoridades e parceiros como as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Compesa, SESC- Arcoverde e Coletivo Cultural de Arcoverde – Cocar, entre outros para o encontro preparatório de organização e estrutura do São João 2013 na cidade que este ano vem destacando a cidade como "Capital do São João."
 
A prefeita abriu o evento agradecendo a presença de todos e falando da importância da de todas as instâncias ligadas ao eventos para que o evento mais esperado pela população na cidade seja o melhor do nordeste. A data de início do São João também já tem data definida, será de 20 a 29 de junho.


 
O Secretário de Turismo e Eventos Albérico Pacheco apresentou o novo conceito da festa junina, a história que será contada e as características da decoração que mais uma vez será assinada por Suedson Neiva.

Segundo Albérico, "o São João de Arcoverde vai contar uma história que se passa no ano de 1920 onde o Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião, teria enviado ao então governador de Pernambuco, Sérgio Loreto com a seguinte proposta: Se o Senhor estiver de acordo, devemos dividir os nossos territórios. Eu, que sou o Capitão do Sertão, fico governando esta zona de cá, por inteiro, até os trilhos em Rio Branco (Arcoverde). E o Senhor, do seu lado , governa de Rio Branco a pancada da água do mar. Dai viria o título de Arcoverde possui de Capital do Sertão."

A festa terá 10 polos de animação sendo estes:
  • Polo multicultural,localizado na Praça da Bandeira;
  • Polo das Artes, localizado na Praça Winston Siqueira;
  • Polo Pé de Serra, situado no Pátio da Cecora e realizado em parceria com o Sesc;
  • Polo Multimusical que fica na Escola Carlos Rios,
  • Polo Forró Gospel, comandado pelas igrejas evangélicas, e que fica ao ado da Praça da Bandeira;
  • Polo Vila de Rio Branco, na Praça Winston Siqueira;
  • Polo Alternativo Raízes de Coco, situado no Alto do Cruzeiro;
  • Polo da Poesia no Bairro do São Cristóvão;
  • Polo da Gastronomia, localizado no Largo Antônio Franklin, Senadinho e ;
  • Polo da Diversão que ficará após o forro pé de serra.

Serão dez dias de festa, com um público esperado de mais de 700 mil turistas que vem a cidade em busca do Samba de coco, reisado, poetas cantadores, bandas de pífano, forró pé de serra, rock, samba, trupes dos pernas de pau , os bois e muitos mais.
Um evento que movimenta uma média de 30 milhões de reais na economia local. Serão mais de 150 atrações entre artistas locais e nacionais.


 
O Comandante do 3° BPM, Major Ferreira Junior falou da satisfação de trabalhar numa festa de tamanha dimensão e organização , mas destacou a importância de se reorganizar a segurança da festa, já que o fato de ter o título de são joão da família tem seu preço.
 
Ferreira, destacou que  foi solicitado do governo do estado um contingente de 140 homens para fazer a segurança do evento.
 
“Precisamos aumentar a quantidade de câmaras  nos pólos, tentar montar uma estratégia para diminuir as saídas e entradas dos pólos de animação. Um evento, que hoje está profissionalizado, não poderia lidar de forma amadora.”
 
O Tenente do Corpo de Bombeiros, Fábio, garantiu uma viatura de incêndio, além de uma  de resgate. O Tenente, sugeriu, possibilidade de se montar um posto fixo para pequenas emergências nas proximidade do palco principal para evitar o deslocamento da viatura ao hospital em casos que podem ser resolvidos ali mesmo.
 
Na ocasião, o Gerente Regional da Compesa, Denis Mendes, anunciou que a Arcoverde só tem água chegando as torneiras até a época dos festejos juninos. Segundo ele: “Com a situação de hoje, temos uma capacidade de 4 %, daqui para lá, se não chover, estaremos atuando com carros pipas e um racionamento mais rigoroso. Já estamos elaborando uma operação para a festa”.

A prefeita Madalena, destacou ainda a luta da sua gestão para uma solução mais imediata para a questão da seca, mencionando que esteve com a presidente Dilma solicitado ações nesse sentido.
 
Fonte: Blog Falando Francamente

Nenhum comentário