google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Ministro quer grupo de trabalho para aumentar interesse dos alunos no Enade - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Ministro quer grupo de trabalho para aumentar interesse dos alunos no Enade

O ministro da Educação, Cid Gomes, pretende organizar um grupo de trabalho para propor formas de aumentar o interesse do universitário na hora de fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A questão foi debatida hoje (9) em encontro com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Wolmir Amado, e outros membros da entidade.

De acordo com o Ministério da Educação, a intenção é que as instituições deem sugestões de como melhorar o processo. A demanda partiu das próprias instituições de ensino superior durante a reunião.

O Enade é uma prova aplicada a estudantes ingressantes e concluintes do ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes habilitados devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, o desempenho não é levado em consideração para a aprovação dos alunos nos cursos.

O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e de instituições de ensino superior. Atualmente, o exame é alvo de críticas e boicotes por parte de estudantes e o peso que tem na avaliação dos cursos, 55%, é questionado por instituições.

Também no encontro, o ministro pediu a colaboração voluntária das universidades para encontrar um local para servir de centro de pedagogia para auxiliar na formação de professores no Brasil. O objetivo é aumentar a interação da educação básica com o ensino superior, que é responsável pela formação dos docentes.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário