Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

ÚLTIMAS DO PORTAL

test banner

Post Top Ad

24 de março de 2015

Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa

As celebrações incluem as tradicionais procissões, missas e o espetáculo Cenas de Cristo, que acontece no Carmo, entre os dias 02 e 05 de abril

Além de ser conhecida como a cidade que tem um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo, Olinda também se destaca pela religiosidade e devoção da sua população. Logo, as celebrações religiosas no período da Semana Santa recebem um lugar especial no calendário de eventos da cidade. Neste ano, a programação religiosa começa na quinta-feira (26) com a Procissão do Encerro e segue até o domingo, 05 de abril, com a Procissão do Senhor Ressuscitado. O espetáculo Cenas de Cristo, dirigido e encenado por José Pimentel, será realizado no Carmo, no período de 02 a 05 de abril. 

Celebrações

As celebrações religiosas terão início na quinta-feira (26) com a tradicional Procissão do Encerro, que sai às 19h30 da Igreja do Carmo até a Catedral da Sé.  Na sexta-feira (27) acontece a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos. O Cortejo visita os nichos ou Passos, realizando pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria construídas entre 1773 e 1809. Esses só são abertos durante a Procissão, que reconstitui o caminho do Senhor até o Calvário. A saída será às 16h30 da Catedral da Sé até a Igreja do Carmo.

A Procissão do Domingo de Ramos, que acontece no dia 29, tem saída marcada para as 6h30 no Convento de São Francisco. Na sexta-feira (03/04), a partir das 16h, será realizada a Procissão do Senhor Morto. Os fiéis saem da Catedral da Sé e seguem até o Convento de São Francisco. Já no domingo (05/04) as celebrações serão encerradas com a Procissão do Senhor Ressuscitado, que sai Convento de São Francisco, a partir das 6h.

Missas

As missas que fazem parte das celebrações acontecem na Catedral da Sé. No domingo (29) será realizada, às 8h30, a Missa de Ramos. No dia 02 de abril será celebrada a Missa dos Santos Óleos, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor (com lava-pés), às 17h. Na sexta-feira(03), a partir das 15h, acontece a Liturgia da Paixão. No sábado (04), às 20h, será realizada a Vigília Pascal e no domingo (05), às 9h, acontece a celebração da Missa da Ressurreição.

Cenas de Cristo

O espetáculo Cenas de Cristo, que neste ano acontece em Olinda pela quarta vez, será realizado na colina da Igreja do Carmo. A apresentação terá uma média de 1 hora de duração e contará com 50 atores e 20 crianças da rede municipal de ensino. O texto e direção é de José Pimentel e o cenário ficou sob os cuidados de Otávio Catanho.
As apresentações acontecem no período de 02 a 05 de abril (quinta a domingo), sempre no horário das 18h30. O final da encenação contará ainda com show pirotécnico. Serão disponibilizadas 500 cadeiras para os primeiros espectadores e, em especial, para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos.  

Acompanhe a programação:
 
Quinta-feira 26/03 - Procissão do Encerro
Saída: 19h30 da Igreja do Carmo para Catedral da Sé. 
Roteiro da Celebração: Avenida da Liberdade, Rua 27 de Janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira), Quatro Cantos; Rua do Amparo; Rua Saldanha Marinho, Rua Bispo Coutinho, Catedral da Sé – Alto da Sé/Olinda.

Sexta- feira 27/03- Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos
Saída: 16h30 da Catedral da Sé para Igreja do Carmo.
Roteiro da Celebração: Rua Bispo Coutinho; Rua Saldanha Marinho; Rua do Amparo; Quatro Cantos; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento; Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade; Igreja do Carmo.

Domingo 29/03- Procissão de Ramos
Saída: 06h30 da Capela do Coração de Jesus para Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Escola Sagrado Coração de Jesus – Rua Frei Afonso Maria - Amaro Branco, para o Convento de São Francisco – Roteiro da Celebração: Rua Frei Afonso Maria, Alto da Sé, Ladeira de São Francisco – Convento de São Francisco. 

Sexta-feira 03/04- Procissão do Senhor Morto
Saída: 16h00 da Catedral da Sé para o Convento de São Francisco
 Roteiro da Celebração: Catedral da Sé (Alto da Sé); Rua Bispo Coutinho, Rua Saldanha Marinho, Rua do Amparo; Quatro Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento;  Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade, Ladeira de São Francisco, Convento de São Francisco.

Domingo 05/04 Procissão do Senhor Ressuscitado
Saída: 06h00 do Convento de São Francisco retorno Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Ladeira de São Francisco; Avenida da Liberdade, Rua 27 de janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo(Ribeira); Quatro Cantos, Rua do Amparo, Rua Saldanha Marinho;  Rua Bispo Coutinho, Alto da Sé,  Ladeira de São Francisco Encerramento: Convento de São Francisco.

Espetáculo Cenas de Cristo
Quinta-feira (02) até o domingo (05)
Local: Colina da Igreja do Carmo
Horário: 18h30
Postar um comentário

Post Top Ad

test banner