google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa

As celebrações incluem as tradicionais procissões, missas e o espetáculo Cenas de Cristo, que acontece no Carmo, entre os dias 02 e 05 de abril

Além de ser conhecida como a cidade que tem um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo, Olinda também se destaca pela religiosidade e devoção da sua população. Logo, as celebrações religiosas no período da Semana Santa recebem um lugar especial no calendário de eventos da cidade. Neste ano, a programação religiosa começa na quinta-feira (26) com a Procissão do Encerro e segue até o domingo, 05 de abril, com a Procissão do Senhor Ressuscitado. O espetáculo Cenas de Cristo, dirigido e encenado por José Pimentel, será realizado no Carmo, no período de 02 a 05 de abril. 

Celebrações

As celebrações religiosas terão início na quinta-feira (26) com a tradicional Procissão do Encerro, que sai às 19h30 da Igreja do Carmo até a Catedral da Sé.  Na sexta-feira (27) acontece a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos. O Cortejo visita os nichos ou Passos, realizando pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria construídas entre 1773 e 1809. Esses só são abertos durante a Procissão, que reconstitui o caminho do Senhor até o Calvário. A saída será às 16h30 da Catedral da Sé até a Igreja do Carmo.

A Procissão do Domingo de Ramos, que acontece no dia 29, tem saída marcada para as 6h30 no Convento de São Francisco. Na sexta-feira (03/04), a partir das 16h, será realizada a Procissão do Senhor Morto. Os fiéis saem da Catedral da Sé e seguem até o Convento de São Francisco. Já no domingo (05/04) as celebrações serão encerradas com a Procissão do Senhor Ressuscitado, que sai Convento de São Francisco, a partir das 6h.

Missas

As missas que fazem parte das celebrações acontecem na Catedral da Sé. No domingo (29) será realizada, às 8h30, a Missa de Ramos. No dia 02 de abril será celebrada a Missa dos Santos Óleos, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor (com lava-pés), às 17h. Na sexta-feira(03), a partir das 15h, acontece a Liturgia da Paixão. No sábado (04), às 20h, será realizada a Vigília Pascal e no domingo (05), às 9h, acontece a celebração da Missa da Ressurreição.

Cenas de Cristo

O espetáculo Cenas de Cristo, que neste ano acontece em Olinda pela quarta vez, será realizado na colina da Igreja do Carmo. A apresentação terá uma média de 1 hora de duração e contará com 50 atores e 20 crianças da rede municipal de ensino. O texto e direção é de José Pimentel e o cenário ficou sob os cuidados de Otávio Catanho.
As apresentações acontecem no período de 02 a 05 de abril (quinta a domingo), sempre no horário das 18h30. O final da encenação contará ainda com show pirotécnico. Serão disponibilizadas 500 cadeiras para os primeiros espectadores e, em especial, para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos.  

Acompanhe a programação:
 
Quinta-feira 26/03 - Procissão do Encerro
Saída: 19h30 da Igreja do Carmo para Catedral da Sé. 
Roteiro da Celebração: Avenida da Liberdade, Rua 27 de Janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira), Quatro Cantos; Rua do Amparo; Rua Saldanha Marinho, Rua Bispo Coutinho, Catedral da Sé – Alto da Sé/Olinda.

Sexta- feira 27/03- Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos
Saída: 16h30 da Catedral da Sé para Igreja do Carmo.
Roteiro da Celebração: Rua Bispo Coutinho; Rua Saldanha Marinho; Rua do Amparo; Quatro Cantos; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento; Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade; Igreja do Carmo.

Domingo 29/03- Procissão de Ramos
Saída: 06h30 da Capela do Coração de Jesus para Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Escola Sagrado Coração de Jesus – Rua Frei Afonso Maria - Amaro Branco, para o Convento de São Francisco – Roteiro da Celebração: Rua Frei Afonso Maria, Alto da Sé, Ladeira de São Francisco – Convento de São Francisco. 

Sexta-feira 03/04- Procissão do Senhor Morto
Saída: 16h00 da Catedral da Sé para o Convento de São Francisco
 Roteiro da Celebração: Catedral da Sé (Alto da Sé); Rua Bispo Coutinho, Rua Saldanha Marinho, Rua do Amparo; Quatro Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento;  Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade, Ladeira de São Francisco, Convento de São Francisco.

Domingo 05/04 Procissão do Senhor Ressuscitado
Saída: 06h00 do Convento de São Francisco retorno Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Ladeira de São Francisco; Avenida da Liberdade, Rua 27 de janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo(Ribeira); Quatro Cantos, Rua do Amparo, Rua Saldanha Marinho;  Rua Bispo Coutinho, Alto da Sé,  Ladeira de São Francisco Encerramento: Convento de São Francisco.

Espetáculo Cenas de Cristo
Quinta-feira (02) até o domingo (05)
Local: Colina da Igreja do Carmo
Horário: 18h30

Nenhum comentário