Secretaria de Segurança Cidadã de Paulista se reúne na Alepe para discutir mudança no Conselho Estadual de Defesa Social

Foto: Almir Martins
O secretário de Defesa Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, se reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (18.04), com o deputado estadual Isaltino Nascimento, no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. O objetivo do encontro foi o de discutir possíveis mudanças na Lei assinada pelo governador Paulo Câmara em janeiro deste ano, que reestruturou o Conselho de Segurança de Defesa Social (CEDS).

Também estiveram presentes o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, e o gestor da Gerência de Proteção Participativa ao Cidadão da Secretaria de Defesa Social do Estado, Ari Siqueira.

De acordo com Alencar, a criação do conselho acabou deixando de fora as  guardas municipais e as secretarias municipais de segurança e defesa social. A grande reivindicação é de que as guardas e as secretarias tenham assento no Conselho.

“Esperamos que seja um conselho paritário, e não somente da área governamental, até porque os conselhos assegurados pela constituição são conselhos paritários, governo e sociedade civil e prestadores. Então, é essa mudança que a gente está propondo que seja feita”, explicou o secretário.

O líder do governo na Alepe, o deputado Isaltino Nascimento, que foi um dos parlamentares que acompanharam de perto toda a discussão e votação dessa lei,  ressaltou que irá se reunir em breve com o governo, para pactuar com o governador acerca desse assunto. Para ele, o pedido dos secretários se trata de um pleito justo, sobretudo pelo papel representativo das guardas municipais e secretarias de segurança dos municípios.

“Nós vamos levar isso ao conhecimento do núcleo de gestão do Governo do Estado, para apresentar esse pleito. Entendemos que é um pleito justo, para que a gente possa fazer uma modificação na lei, e a partir daí sejam garantidas formalmente a representação dos gestores municipais que atuam nessa área, que vai fortalecer não só o conselho, mas também vai aprimorar a experiência que eles têm e a atuação para a política de segurança do Estado”, assegurou Nascimento.

Ao final do encontro, Manoel Alencar destacou que o encontro foi proveitoso, e a expectativa é de que, com o entendimento por parte do deputado Isaltino Nascimento em relação à importância de os municípios também integrarem esse conselho, que haja uma mudança nessa lei.

“Foi muito importante a reunião com o líder do governo, que vem tratando da questão de política de segurança, e ele entendeu que é muito importante a participação dos gestores de segurança, os secretários e gestores municipais de segurança. As políticas de segurança vem se fortalecendo a nível nacional e o estado de Pernambuco sempre foi essa bandeira em defesa dessa organização”, concluiu o gestor.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.