google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Universo Compesa integra roteiro da Semana dos Museus em Pernambuco - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Universo Compesa integra roteiro da Semana dos Museus em Pernambuco

O Universo Compesa, espaço digital interativo e multimídia que funciona na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro, Recife, integra o roteiro da Semana dos Museus. O evento cultural é realizado em todo Brasil, de hoje (13) até sexta-feira (17), como uma homenagem ao Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio. A companhia, em parceria com o Espaço Ciência, promove para alunos da rede pública de ensino uma visita ‘dobradinha” ao Universo Compesa e ao Espaço Ciência, localizado no Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho. A expectativa é envolver a participação de 450 estudantes numa programação de atividades de educação ambiental e visitas mediadas.

O Universo Compesa já se posiciona como importante equipamento de transmissão da memória social sobre a história do saneamento do Estado e propõe, com o auxílio da tecnologia e das práticas educativas, apresentar os recortes temporais e o conhecimento acerca do desenvolvimento do abastecimento de água e esgotamento sanitário e a preservação do meio ambiente, permitindo melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. “Participar da Semana dos Museus é muito significativo para a companhia, tendo em vista que o desejo da empresa é que o Universo Compesa se torne, em breve, um centro de referência sobre o saneamento de Pernambuco”, informa o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Dentro da programação da Semana dos Museus, estudantes de seis escolas municipais de Olinda e Recife conhecerão os dois espaços, em um único turno, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o uso racional da água. As visitas estão agendadas para os períodos da manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 17h). No Universo Compesa, a programação prevê jogos educativos e conhecer os recursos disponíveis  como estações multimídias (com recurso touch scream), telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa, que mostram o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água. Já no Espaço Ciência, os alunos participarão de atividades como circuito ambiental, experimentos interativos e passeios de barco. 

Ao longo da semana, o Universo Compesa também receberá grupos de adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Escola Técnica Almirante Dutra. A Semana dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Universo Compesa fica no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Jayme da Fonte, s/n, Santo Amaro).

Nenhum comentário