google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O Galo da Madrugada exalta xilogravura e cordel em 2020 - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

O Galo da Madrugada exalta xilogravura e cordel em 2020

O Galo da Madrugada é autoridade suprema do carnaval de Pernambuco e vitrine cultural do Estado. A responsabilidade de carregar o título de maior bloco do mundo ganhará um novo significado em 2020, no 43ª desfile da agremiação, quando o majestoso anfitrião erguerá as bandeiras da cultura popular e da sustentabilidade. Com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”, o cortejo vem homenagear a Literatura de Cordel e a xilogravura na figura do mestre J. Borges, presença confirmada na criação das peças e no desfile, que no próximo ano será no dia 22 de fevereiro, tradicional Sábado de Zé Pereira.

Para Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, a escolha do tema faz parte do ativismo da agremiação em promover a reflexão do público sobre a importância da cultura e do folclore enquanto agregadores da sociedade. “A nossa arte é rica, faz de nós quem somos. Dar destaque à poesia, ao artesanato e a pintura popular do nordeste é dar oportunidade, estimular e influenciar novos artistas. É fortalecer nossas raízes”, diz.

A xilografia narra a vida da população sertaneja. Embicando junto à xilogravura, pela integração entre seus temas, o cordel se tornou uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira e um dos principais responsáveis pela perpetuação do folclore nordestino. Entre os principais xilógrafos brasileiros estão nomes como Gilvan Samico (PE), Abraão Batista (CE), José Costa Leite (PB), José Lourenço (CE) e os irmão Amaro Francisco (PE) e J. Borges (PE).

Entalhando experiências do cotidiano sertanejo, retratando as tradições nordestinas e o dando voz ao imaginário popular, o artista José Francisco Borges, – popularmente conhecimento como J. Borges – é um dos nomes mais celebrados da xilogravura mundial, tendo angariado prêmios nacionais e internacionais com sua arte. Com mais de 200 publicações e reconhecido com Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, o xilógrafo foi o escolhido para representar os artesãos de todo país no desfile do Galo da Madrugada. Foi a partir da matriz xilográfica criada por J. Borges para o Galo da Madrugada, em junho deste ano, que a logomarca comemorativa para o Carnaval 2020 foi criada.

  

 “ O Gigante Guardião da Cultural”

Cultura - MAIS DO QUE UM PERSONAGEM, O GUARDIÃO DE TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Reforçando o seu DNA da diversidade, autenticidade, representatividade e inclusão, o Galo da Madrugada – que tem sangue pernambucano – carrega na crista altiva o poder de se reinventar sempre. Em 2020, o maior representante do Carnaval de Pernambuco a nível mundial traz para baixo das suas asas - ainda mais - o dever de valorizar, preservar e apresentar a diversidade cultural da sua terra.

Pensando nisso, o Galo da Madrugada lançará, nesta sua 43ª edição, o Selo de “ GIGANTE GUARDIÃO DA CULTURA” que abrirá alas para que as manifestações culturais do Estado sejam lembradas, ano a ano, no seu desfile majestoso em pleno coração da folia, com força para dar visibilidade e reconhecimento aos olhos de milhares de pessoas e das mídias de todo o mundo.

A curadoria para escolha das manifestações culturais e dos homenageados será realizada anualmente pela diretoria do Galo em parceria com Luciana Nunes, gestora do Sinspire, laboratório de experiências e gestão de projetos socioculturais que conectam os mais diversos atores cultura popular de Pernambuco, da inovação e da sustentabilidade. Além de entidades representantes da cultura popular do Estado.

De acordo com Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo da Madrugada, a criação do selo é fundamental para fortalecer o que a agremiação já vinha realizando de maneira intuitiva.

“Reconhecidamente nós temos um dos carnavais mais ricos culturalmente, repleto de manifestações que, mais do que espalhar beleza e alegria pela época de Momo, retratam nossas raízes, tradições e costumes de cada um dos seus lugares, mostrando - entre serpentinas e confetes – a importância da valorização da nossa história.”, ressalta Guilherme.

 

Sustentabilidade - MAIS DO QUE O MAIOR BLOCO DE CARNAVAL DO PLANETA, UM MOVIMENTO

EU ME MANIFESTO PELO PLANETA

Chamar atenção, engajar, despertar a consciência, educar e inspirar transformações à base de sorrisos para dar voz às necessidades urgentes do planeta. Em 2020, o Galo da Madrugada também abraçará sua responsabilidade socioambiental e terá seu SELO SUSTENTÁVEL: EU ME MANIFESTO PELO PLANETA lançado oficialmente hoje, que chega com o objetivo de conectar folia e propósito para transformar a sociedade e o mundo.


O MAIOR BLOCO DO PLANETA AGORA SERÁ TAMBÉM O MAIOR MOVIMENTO PELO PLANETA, COM O MANIFESTO VERDE, POR UM CARNAVAL MAIS SUSTENTÁVEL.

Para o Rômulo Meneses, a Cultura e a música tem a força para mobilizar as pessoas a construírem um mundo melhor e mais sustentável. Entendendo a necessidade e urgência de arregaçar as mangas e colocar em prática ações que ajudem a minimizar os impactos negativos do homem no planeta, o Galo da Madrugada 2020 lança este manifesto.

Sua ‘asa’ de sustentabilidade assume o compromisso de alertar a população para os grandes problemas do nosso planeta e promover a disseminação de ações socioambientais. Essa parceria entre grandes eventos e as causas globais mostrando que festivais devem ir muito além da diversão e de entretenimento trazem resultados gigantescos historicamente. “Vamos levantar a bandeira da sustentabilidade e agregar ainda mais propósito à existência desse personagem-movimento tão importante e, a manifestação que já se manifestou para promover apenas alegria, a partir de agora se manifestará para promover alegria e transformação”, reforça Rômulo.

O plano de sustentabilidade do Galo da Madrugada será coordenado Sérgio Xavier, ex secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e criador da plataforma Circularis – uma rede de serviços de inovação para o fomento da economia circular – em parceria com representantes de órgãos públicos, empresas e ONGs. A programação oficial é que até dezembro deste ano seja lançado o Plano de Gestão e Sustentabilidade do Galo da Madrugada 2020 que apresentará todo o mapeamento dos impactos negativos e plano de execução com as metas e resultados para potencializar o compromisso do Galo com o meio ambiente.

Cadeias que serão positivamente impactadas: Gestão de Resíduos; Transportes; Fornecedores e Produtos; Alimentos; Compensação de CO2 com plantio de árvores; Gestão de Impacto; Metas e Comunicação; Local e Infraestrutura. Com ênfase para: Eficiência Hídrica; Eficiência energética; Redução da Geração de GEE; Redução da Geração de Resíduos.

CIRCULARIS

App que ensina a separar lixo reciclável, orienta a gestão de resíduos, divulga produtos sustentáveis e facilita a coleta seletiva e o gerenciamento logístico de diversos tipos de materiais, simultaneamente. Em fase de testes no Recife, plataforma servirá de suporte digital para organizar e monitorar todo o processo de coleta seletiva do lixo gerado no desfile do Galo da Madrugada. O sistema possibilitará o cadastramento de pontos geradores de resíduos e acompanhará o processo de coleta de todos os tipos. Além disso, fará a integração de cooperativas de catadores, empresas recicladoras, indústrias recebedoras de material e órgãos públicos, facilitando a organização dos processos.

Galo da Madrugada – O primeiro desfile do Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, em 1978, contou aproximadamente 75 foliões fantasiados de “almas”.   A brincadeira era feita com muito confete e serpentina, ao som de uma orquestra composta por aproximadamente 22 músicos. Não demorou muito para a agremiação despertar a atenção de foliões. No ano seguinte, a quantidade de participantes já era cinco vezes maior. Também em 1979, o bloco ganhou o estandarte e o hino oficial, criados, respectivamente, pelo fundador Mauro Freire e pelo compositor José Mário Chaves. A cada ano que passava mais pessoas se juntavam a essa ideia de vivenciar um carnaval livre e democrático. As ruas estreitas e os becos do bairro de São José ficavam cada vez menores à medida que o resgate da tradição popular se consolidava. Passados 42 anos, o bloco continua emocionando e lembrando aos dois milhões de foliões e ao mundo inteiro que o carnaval começa no Galo da Madrugada. 


Créditos das fotos: José Marcos

Nenhum comentário